PRÊMIOS ABRALIC

Com a intenção de estreitar os laços entre a Associação e seus membros, e com o desejo de tornar a ABRALIC um centro de memória da própria área, criamos quatro prêmios.

Prêmio Tânia Franco Carvalhal: prêmio pelo conjunto da obra de um especialista, cujo trabalho tenha sido fundamental para a disciplina literatura comparada no Brasil. O primeiro Prêmio Tânia Franco Carvalhal será entregue na cerimônia de abertura da ABRALIC em 19 de setembro de 2016.

Prêmio Blaise Cendrars: reconhecimento a especialista estrangeiro por sua contribuição ao estudo da literatura brasileira em chave comparada. O primeiro Prêmio Blaise Cendrars será entregue na cerimônia de encerramento da ABRALIC em 23 de setembro de 2016.

Prêmio Eugênio Gomes: prêmio à melhor obra publicada no ano anterior na área de literatura comparada. Os sócios da ABRALIC indicarão títulos a serem apreciados por uma Comissão, que não contará com nomes da Diretoria. Naturalmente, nenhum livro de membro da Diretoria poderá ser indicado. O primeiro Prêmio Eugênio Gomes será entregue na cerimônia de abertura da ABRALIC em julho de 2017.

Prêmio Dirce Côrtes Riedel: reconhecimento a ser oferecido para a melhor dissertação de mestrado e para a melhor tese de doutorado na área de literatura comparada. Professores sócios da ABRALIC indicarão candidatos, cujos trabalhos serão avaliados por uma Comissão, que não contará com nomes da Diretoria. Naturalmente, nenhum estudante de membro da Diretoria poderá ser indicado. A dissertação e a tese premiadas terão suas edições custeadas pela Associação. O primeiro Prêmio Dirce Côrtes Riedel será entregue na cerimônia de encerramento da ABRALIC em julho de 2017.

Em breve, publicaremos um edital detalhando as regras para o Prêmio Eugênio Gomes e para o Prêmio Dirce Côrtes Riedel.

 

Veja mais notícias