Oral (Tema Livre)
628-1 | Literatura/Leitura/Negociação | Autores: | Márcia Fagundes Barbosa (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo Este trabalho é uma breve reflexão sobre as questões que envolvem literatura, leitura e ensino. A literatura é um campo infinito e heterogêneo, o qual se opõe a uma noção única ou essencial. Por isso, a dificuldade em “ensinar literatura”, já que se trata de uma área com limites rasurados, onde a fronteira é a própria subjetividade. Penso, por isso, que uma das vias para uma pedagogia competente esteja na compreensão de que a leitura é o tempo e o espaço onde se dá o encontro (ou confronto) dessas subjetividades, onde ocorre a transformação. Portanto, esse (des)encontro é fundamental e deve ser cultivado com carinho. Preparar o aluno para ler (o livro, o mundo, o sujeito) é transgredir em direção a novas possibilidades de vida. O questionamento do lugar de onde se lê e de onde se escreve leva, também, ao questionamento das forças políticas, pelas quais nossa vida social está organizada. O caminho que percorro para a construção desta breve reflexão está firmado na leitura que faço de um campo teórico marcado pela desconstrução e a análise cultural. Leitura esta possível pelos (des)encontros realizados na minha formação. Minha escritura é, no entanto, um modo particular de leitura. Parto, então, da teoria (do macro) para tentar compreender a prática (o micro), acreditando que a aproximação desses dois eventos implica uma experiência pedagógica mais consciente e libertadora. |