Oral (Tema Livre)
92-1 | A personagem feminina como construção intertextual e intermidiática | Autores: | Brunilda Tempel Reichmann (UNIANDRADE - Centro Universitário Campos de AndradeUFPR - Universidade Federal do Paraná) |
Resumo Este artigo é parte de um projeto maior que se intitula “Intermidialidade circunscrita: uma trajetória da mulher no texto e na tela” e pertence às linhas de pesquisa Políticas da Subjetividade (Questões de Gênero) e Poéticas do Contemporâneo (Estudos da Intermidialidade). O projeto objetiva descrever e analisar uma trajetória da construção de personagens femininas no romance e sua reconstrução na adaptação fílmica. Enquadra-se, assim, dentro de uma das propostas de Irina Rajewsky, na qual inclui os estudos sobre a transposição de mídias, enquanto transformação de um produto ou seu substrato em outra mídia. Neste recorte do trabalho, interessa-nos, portanto, a) a construção das personagens ficcionais em relação ao status quo e às ideias libertárias de escritores da época e b) os diálogos intertextuais resultantes das transposições fílmicas em relação ao texto ficcional. Para tanto, trabalhamos dois romances de Thomas Hardy: Tess of the D’Urberville, a Pure Woman (1891) e Jude, the Obscure (1895) e duas adaptações fílmicas: Tess: uma história de vida (1979), de Roman Polanski, e Paixão proibida (1996, adaptação de Judas, o obscuro), de Michael Winterbottom. |