Oral (Tema Livre)
131-1 | No inferno do séc. XX: algumas reflexões sobre O testemunho da poesia, de Czeslaw Milosz
| Autores: | Marcelo Paiva de Souza (UFPR - Universidade Federal do Paraná) |
Resumo Em O testemunho da poesia: seis preleções sobre as enfermidades de nosso século, livro resultante da série de conferências que proferiu como ocupante da Cátedra Charles Eliot Norton na Universidade de Harvard entre 1981 e 1982, dado à estampa em 1983, Czesław Miłosz invoca a especificidade do ponto de vista de sua Europa – o Leste europeu e a Polônia, em especial –, a fim de passar criticamente em revista as linhas de força da produção poética moderna desde suas matrizes na segunda metade do Oitocentos francês. Segundo Miłosz, cabe dizer que em terras polonesas “deu-se o encontro do poeta europeu com o inferno do séc. XX, e não com o primeiro, mas com um círculo muito profundo do inferno”, circunstância que confere ao caso “o aspecto de um laboratório, isto é, permite verificar o que ocorre com a poesia moderna em determinadas condições” (Świadectwo poezji. Kraków: Wydawnictwo Literackie, 2004, p.80). Como se vê, o raciocínio do autor compreende dois passos: primeiro, trata-se de demonstrar certo diferencial da poesia moderna da Polônia (e da Europa do Leste), diferencial que é tomado em seguida como parâmetro para efeito de questionamento das balizas de vigência mais ampla no âmbito do fazer poético da modernidade. A proposta, aqui, é submeter a escrutínio as aludidas considerações de Czesław Miłosz, à luz do debate contemporâneo sobre a literatura de cunho testemunhal. |