XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:1051-1


Oral (Tema Livre)
1051-1Horror e epifania: a imperfeição reveladora em Anticristo e Cisne Negro.
Autores:Sheila Pelegri de Sá (UNICEP - CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTAUNIP - Universidade Paulista)

Resumo

O processo de desvelamento motivado pelo contato com o grotesco não é um tema inédito. Ainda assim, é matéria inesgotada em nosso tempo, e resulta numa produção artística rica em novas possibilidades ficcionais – tanto na literatura quanto em outras manifestações discursivas, como é o caso do cinema. Interessa, aqui, em especial, propor um olhar para o percurso epifânico e/ou transformador percorrido por personagens cinematográficas por meio de sua imersão em um universo incômodo, perturbador, grotesco e – no limite – horrível. Para tanto, propõe-se aliar ao Unheimlich freudiano, que conduz à noção do estranhamente familiar, a abordagem da imperfeição sugerida por Greimas, segundo a qual é a fratura no cotidiano a responsável pelas escapatórias na apreensão estética. O estudo que ora se propõe investiga o processo de imperfeição reveladora nas obras Anticristo (2009), de Lars Von Trier e Cisne Negro (2010), de Darren Aronofsky.