XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:347-1


Oral (Tema Livre)
347-1A Identidade Cultural Nordestina e o diálogo com a globalização: o antropofágico e o intersemiótico na poética do Manguebeat pernambucano.
Autores:Sílvio Sérgio Oliveira Rodrigues Rodrigues (IFPB - Instituto Federal da Paraíba)

Resumo

O movimento poético-musical denominado Manguebeat apresenta-se como um dos principais fenômenos poético-musicais da contemporaneidade. Assim, visto como um movimento contracultural, abre espaço para os estudos intersemióticos e interdiscursivos surgidos a partir da relação entre a cultura de massa e midiológica global com os elementos regionais nordestinos, numa fusão híbrido-antropofágica entre tradições mestiças e operações musicais que se imbricam nesse projeto musical. A partir do diálogo com as ténicas contemporâneas ligadas ao processo de globalização, o movimento manguebeat acaba por se configurar como poesia de massa ao atingir uma paridade através do diálogo com o tecnológico, criando assim um reafirmação das práticas discusivas simbólicas da cultura nordestina reforçando a identidade local, sem preterir o Outro, é claro. Nesse sentido, o projeto poético-cultural em questão acaba por desconstruir o processo de colonialização imposta pelo logocentrismo ocidental, ao ressemantizar a concepção de arte, inserindo uma nova "poiesis" que questiona imanência da "literatura literária". A partir dessas constatações, observaremos como o Manguebeat ajuda a pensar a respeito do papel da poesia na instituição literária potencializando, a partir da música, a construção de um olhar pluralizador em torno do cânone poético-musical, ao criar a entrada de novas formas poéticas no rol daquilo que chamamos literatura. Assim, a poesia volta a ser condição da fala, colocando a obra em um universo sócio-histórico explorando a amplitude do discurso e acercando-se de elementos vários, tais como, o cenário, o figurino, a coreografia, a guitarra elétrica, o batuque, a poesia. Meios, signos e performances são utilizados como recursos pelo Manguebeat como forma de dialogismo, a ponto de criar uma linguagem intersemiótica, que queremos chamar de poesia. PALAVRAS-CHAVE: poesia de massa-atropofagia cultural-intersemiose-identidade-música