XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:1092-1


Oral (Tema Livre)
1092-1DESLINDANDO O PROJETO ESTÉTICO DE CRISTINA MATO GROSSO EM BALADA DE AMOR NO SERTÃO.
Autores:Elisângela Cristiane Rozendo de São José ()

Resumo

A proposta desta comunicação tem como escopo demonstrar o resultado das investigações acerca do texto dramático, intitulado Balada de amor no sertão, 2003, de Cristina Mato Grosso. Ancorando-se nas contribuições de Magaldi (1998), Ryngaert (1996, 1998), Pavis (1999) e Rosenfeld (1993, 1996) acerca das noções que configuram o discurso teatral; nos estudos de Pallottini (1989), Prado (1987) no que se refere à construção do personagem e nos pressupostos teóricos de Ortiz (2002), Rama (2008) sobre o conceito de transculturação, o trabalho teve como objeto de estudo a análise das falas das personagens centrais do texto, buscando, por meio delas, compreender como se compõem o tempo e o espaço no texto dramático, pois se tornam elementos essenciais para entender as transformações culturais ocorridas no lócus sertão. Importa ressaltar que a poética da autora está associada à tradição literária, com aproximação às tendências humanistas do teatro medieval de Gil Vicente. Neste sentido, a teoria transcultural nos pareceu pertinente, contribuindo para a leitura da obra, ou seja, os traços que se mantiveram ou foram rechaçados na criação da peça contemporânea, mas que guarda muitas relações com o lirismo medieval. Para a realização do proposto trabalho fez-se necessário a compreensão sobre o processo de construção do texto, depreender os aspectos que compõem o projeto estético da dramaturga e, por isso, realizou-se uma pesquisa sobre a história e função do teatro na realização do grupo GUTAC - Grupo Teatral Amador Campo Grandense, nascido no período ditatorial, do qual uma das fundadoras é a dramaturga Cristina Mato Grosso que desvela, em suas produções, um caráter social engajado. A pesquisa divide-se em três capítulos. No primeiro, são apresentados os pressupostos teóricos de Fernando Ortiz e Ángel Rama, que tratam da transculturação e, demonstrando que aspectos da teoria podem ser aplicáveis ao estudo desta peça teatral. A seguir, a exposição da trajetória teatral da atriz, por entendermos a relevância de seu trabalho no cenário dramatúrgico sul-mato-grossense e brasileiro e, sobretudo, por se tratar de uma autora e produções ainda pouco exploradas no âmbito acadêmico. No terceiro capítulo, atentamos especificamente aos aspectos estruturais do texto e os elementos importantes que este nos fornece a serem considerados no âmbito analítico: as relações de poder, a situação social, presença de manifestações culturais com recorrência ao folclore brasileiro, além da presença de mitos e aspectos historiográficos. Pretende-se desse modo, contribuir para a valorização do teatro sul-mato-grossense. PALAVRAS-CHAVE: Teatro brasileiro; personagem; Cristina Mato Grosso.