XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:307-1


Oral (Tema Livre)
307-1OS PARECERES DA GRETA GARBO DO IRAJÁ
Autores:Arivaldo Sacramento de Souza (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

Resumo

Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá, de Fernando Mello, é um texto dramático de grande repercussão nacional, que tem sido encenado desde a década de 1970, época em que as artes brasileiras estavam sob ostensiva vigilância. Conta-se, em três atos, uma história de amor entre Pedro, ou melhor, Greta Garbo do Irajá, enfermeiro homossexual de meia idade, e Renato, jovem interiorano. Eles se encontram na Cinelândia, um dos locais significados para o exercício da sociabilidade homoafetiva na cidade do Rio de Janeiro, e começaram uma trajetória bastante conturbada. Essa peça é objeto de estudo da minha tese de doutoramento em Letras, cujo objetivo é o estudo da história das práticas sócio-culturais que mobiliza(ra)m a história do texto, ou melhor, de uma “sociologia do texto”, cf. Roger Chartier. Assim, ao observarmos os processos de censura ao texto, encontramos muitos pareceres – fruto das várias solicitações de encenação – e “versões” diferentes de texto. Essa fortuna arquivística pode ser lida como diversas formas de recepções ao texto, o que, de modo mais amplo, pode ser utilizado para entender como eram tratadas as questões relativas à homossexualidade no período sob o qual os militares governaram o Brasil. Diante disso, tencionamos proceder à “leitura de cena” da peça, contemplando o devir textual que se plasmou nos diversos testemunhos, principalmente, no que diz respeito à discussão das “experiências gays” produzidas nas (re)escritura da peça. Disso reverberam questões que, para nós, norteiam a discussão, a saber: questões para além da identidade, trânsitos de gênero e de sexualidade, bem como rasuras, subjetivações e diálogos com ícones como Greta Garbo e Oscar Wilde.