XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:877-1


Oral (Tema Livre)
877-1A afirmação de um teatro desagradável: Nelson Rodrigues, dramaturgo
Autores:Roberto Ferreira da Rocha (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

“Mulher sem Pecado” agradou Manuel Bandeira. “Vestido de Noiva” foi um marco que inaugurou o teatro moderno brasileiro. “Álbum de Família” é barrado pela Censura, transformando o dramaturgo em autor maldito. A busca desenfreada pelo apoio dos intelectuais ao seu trabalho, as polêmicas violentas quando esse lhe faltava, o cabotinismo desenfreado e assumido são características que ajudaram a formar a imagem de autor de Nelson Rodrigues. Porém elas também criaram o modo como suas peças passaram a ser lidas e encenadas. Um teatro desagradável, cafajeste, canastrão, ofensivo, que choca e atrai seu público, por explodir suas expectativas e obrigá-lo a uma relação menos passiva e essencialmente politizada com o espetáculo cênico. Os contemporâneos de Nelson reagiam violentamente ao solapar impetrado por seus textos de seus valores e ideais. Estaria hoje a radicalidade do teatro de Nelson Rodrigues contida pela própria mitologia criada em torno do autor?