Oral (Tema Livre)
894-1 | Künstlerroman em “Pirlimpsiquice”: relações entre o literário e outras artes | Autores: | Maria Luiza de Castro da Silva (UNIPLI - CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE) |
Resumo Este presente trabalho pretende refletir sobre as possibilidades de considerar o conto “Pirlimpsiquice”, de Guimarães Rosa, como um exemplar do conceito Künstlerroman ou romance de arte. Tal reflexão se justifica pela definição do conceito de Künstlerroman, ou seja, este se refere à narrativa em que o protagonista figure como artista, ou ainda, à obra que busque equivalências estilísticas calcadas nas relações entre o literário e outras artes. É o que se atesta na narrativa de “Pirlimpsiquice”, em que o personagem principal relembra o momento em que ele e os colegas do colégio são convidados a participar de uma peça teatral promovida pela escola. Pela lembrança, o protagonista, ao contar a estória, entrecruza fragmentos discursivos advindos do teatro, do cinema, da oralidade, da erudição ou do popular.
Como fragmentos de vivências, o teatro e o cinema são, no conto, instâncias discursivas que se articulam para produzir, no leitor, o nível de sensações vivenciadas pelo narrador, no ato de relembrar o espetáculo. Estas instâncias são mediadas pelo fluxo de memória da voz narrativa, o que as torna acontecimentos que só podem ser capturados pela visão indireta do narrador.
|