Oral (Tema Livre)
254-1 | A Modernidadade sem Modernismo: rupturas e descentramentos na produção ensaística de Lêdo Ivo | Autores: | Wladimir Saldanha dos Santos (UFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da Bahia) |
Resumo Neste trabalho, serão analisadas as ruputras e os descentramentos que a produção ensaística de Lêdo Ivo procura estabelecer, desde a publicação do texto "Epitáfio do Modernismo", em 1967, até a contemporaneidade, como em "Os modernismos do século XX", publicado em 2010. Autor que transita por diversos gêneros discursivos − como a poesia, o conto, o romance e a autobiografia − Lêdo Ivo encontra no ensaio o veículo principal de seu questionamento a uma narrativa ortodoxa da modernidade no Brasil, a qual pretende fazer coincidir a assimilação das vanguardas do século XX, de forma centralizadora, com a Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922, na cidade de São Paulo. Ao trazer à discussão tais descentramentos, o trabalho pretende problematizar, não apenas as balizas historicistas do discurso sobre a modernidade em literatura brasileira, mas também a proscrição da crítica ao Modernismo − vista por vezes como atitude meramente restauradora de cânones anteriores à Semana. Metodologicamente, ressalta-se que a produção ensaística em foco não será considerada como unidade homogênea, observando-se as possíveis mudanças nas reflexões do autor, bem assim, mas tanto quanto possível, as remissões implícitas em seus textos, tendo em vista o diálogo que estabelece com outros discursos críticos e literários, autorais ou não. |