XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:94-1


Oral (Tema Livre)
94-1O corpo do ator (com memória, ação e movimento) - e a recepção - à luz da teoria dos neurônios-espelho
Autores:Suzi Frankl Sperber (IEL - UNICAMP - Departamento de Teoria Literária)

Resumo

A partir dos estudos de Giacomo Rizzolatti e Laila Craighero (“Mirror neuron: a neurological approach to empathy”), pretendo refletir sobre memória, ação e movimento. Diz Rizzolatti que estudos mostraram que movimentos mecânicos são influenciados por ações motoras subseqüentes, a partir de uma primeira ação motora. Tal proposição ajuda a esclarecer as concepções da arte de ator do LUME. Afora isto, Rizzolatti verificou que uma organização em cadeia de ações motoras somadas ao mecanismo de espelho (neurônio espelho), permite que o observador compreenda qual a intenção desta ação (o porque desta ação), já ao observar a primeira ação motora de uma sequência. Achados mais recentes do próprio Rizzolatti revelam que o mecanismo espelho, localizado em centros neurológicos como a insula, permitem que o observador compreenda as emoções de outros, abrindo-se para uma empatia mais plena e permitindo inferir até mesmo comportamentos morais (e outros...). Esta verificação do funcionamento dos neurônios-espelho esclarece o mecanismo de recepção, já que os neurônios-espelho nos permitem captar a mente dos outros não por meio do raciocínio conceitual, mas pela ação diretamente observada. Sentindo e não pensando.