XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:153-1


Oral (Tema Livre)
153-1A FOTOGRAFIA NA REFLEXÃO DE ANDRÉ MALRAUX
Autores:Edson Rosa da Silva (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)

Resumo

Conhecemos todos a recepção da fotografia no séc.XIX. Entre críticas e elogios, as discussões inflamadas suscitaram questões importantes e pertinentes em relação à função da arte e ao papel da nova descoberta técnica. Tratava-se de saber se o daguerreótipo e, mais tarde, a fotografia eram tão simplesmente instrumentos de reprodução do real, fiel até certo ponto, ou, ao contrário, uma nova forma de arte, concorrente perigosa, se a imitação constituísse o objetivo fundamental da expressão artística. Ao lado da disputa sobre o caráter artístico ou não da fotografia, o surgimento da nova invenção contribuiu para abalar a concepção estética e os fundamentos da doutrina acadêmica. Para o bem ou para o mal, ela desempenhou um papel de primeira ordem na evolução das artes. É esta influência que gostaria de analisar a partir da obra de André Malraux e da reflexão teórica de Walter Benjamin.