XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:96-1


Oral (Tema Livre)
96-1Waly Salomão: edênico e apocalíptico
Autores:Elzimar Fernanda Nunes Ribeiro (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

Em 1972, Waly Salomão (então se apresentando como Waly Sailormoon) publicou Me segura qu’eu vou dar um troço, considerado como uma das mais fundamentais obras do momento pós-tropicália. A obra trazia consigo a angústia de uma jovem geração de artistas que viu seu anseio vigoroso de provocar de mudanças significativas no panorama sócio-cultural brasileiro barrado pela coerção exercida pelo totalitarismo conservador do Regime de 1964; trazia também as marcas da experiência brutal do encarceramento do autor no presídio do Carandiru. Dilaceramento, agressividade, espírito catastrófico, iconoclastia são algumas das características que configuram a estética transgressora do livro, numa experiência radical, em que o escritor força insistentemente os limites da criação poética, Entretanto, o alto nível de inventividade e quebra de padrões não implica em recusa da tradição, pelo contrário, o imaginário judaico-cristão é ativado como fonte de toda uma simbólica que expõe o desejo de transcendência do poeta, que busca na experimentação artística uma liberdade não vivida fora dela. Este trabalho estuda a presença dos mitos bíblicos no poema que abre o livro, intitulado “Profecia do Nosso Demo”, observando como a mítica edênica (com sua visão da criação de um mundo novo e original) e a mítica apocalíptica (com sua noção de destruição, catástrofe final e julgamento definitivo) se unem numa oposição complementar que sintetiza uma vontade extrema de purificação e recriação do mundo.