XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:164-1


Oral (Tema Livre)
164-1O romance contemporâneo e a "vida real" - sobre a narrativa de Luiz Ruffato
Autores:Juliana Santini (UNESP - FCLAR - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

Em reflexão sobre a prosa brasileira contemporânea, Karl Erik Schollhammer afirma que uma das tendências dessa produção configura-se em torno de uma retomada do realismo. Ao expandir essa hipótese, o que se tem é a idéia de que parte das narrativas publicadas nos últimos vinte anos articula-se não ao compromisso de objetividade e descritivismo que definiu o realismo histórico do século XIX, mas as narrativas que unem experiência estética e compromisso em apontar a marginalização em uma dada realidade social. Partindo dessa hipótese, este trabalho propõe uma reflexão em torno dos modos de representação utilizados por Luiz Ruffato na composição de seu projeto literário Inferno provisório, romance de cinco volumes – sendo quatro já publicados – em que o autor declara construir uma poética do proletariado brasileiro. Interessa, nesse sentido, observar de que maneira a proposição de um romance fragmentado – em seu conjunto e na linguagem que o compõe – alia o traço da experimentação, preconizado pela vanguarda, a uma determinação ideológica que difere do engajamento do realismo social da década de 30 ou do realismo verdade no romance brasileiro da década de 70 do século XX. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o autor mineiro afirma que a questão do realismo, no romance em questão, ultrapassa o teor político e se aloja na teoria da literatura, colocando em xeque a estrutura do romance e a linguagem como meio de representação ou construção de uma dada realidade encartada no texto. Coloca-se, aqui, a síntese da proposta deste trabalho: observar o romance Inferno provisório como “linguagem in progress”, analisando de que modo esse projeto liga-se às bases de um novo realismo que, ainda segundo Schollhammer, procura menos a representação do real do que o efeito de realidade.