Oral (Tema Livre)
531-1 | Sereia e neosereia: poéticas da canção na era da reprodução e da mobilidade técnicas | Autores: | Leonardo Davino de Oliveira (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) |
Resumo Em carta a Peter Gast, Nietzsche anotou que “a vida sem música é simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio”. Tal afirmação ressoa em nós, ouvintes de canção popular, quando percebemos o quanto esta linguagem artística está imbricada aos nossos comportamentos diários: servindo mesmo de trilhas sonoras para nossas vidas. Feito líquidas, posto que disponíveis e onipresentes à mancheia para todos, as canções parecem querer suprir nosso desejo de canto. Para Peter Sloterdijk, o desenvolvimento da capacidade crítica do espaço compartilhado leva o indivíduo, enquanto adulto, a fechar os ouvidos. No entanto, a necessidade de ser cantado (reconhecido) não cessa. Afetado por tais pensamentos, este trabalho visa discutir a importância dos estudos das poéticas da canção, bem como investigar o trabalho neosirênico do cancionista. Com ênfase na canção popular, propõe-se aqui pensar o cancionista no lugar de quem utiliza o ritmo já existente no mundo e em si para compor - conseguindo ter a sensibilidade de captar a necessidade do ouvinte e criar a experiência musical esperada: cheia de melodia, palavra e voz - engendrando, no receptor, a sensação de realinhamento (pertencimento) no mundo. |