Oral (Tema Livre)
821-1 | LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES EM ESPAÇOS MULTICULTURAIS | Autores: | José Nicolau Gregorin Filho (USP - Universidade de São Paulo) |
Resumo O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação de leitores e os possíveis espaços oferecidos para as atividades de contato com a leitura literária em ambientes escolares caracterizados pela diversidade cultural.
Pretende-se, para isso, traçar um breve percurso histórico da formação de leitores no Brasil, Angola e Moçambique, principalmente no que se refere ao início desses processos de ensino-aprendizagem de leitura: a visão hegemônica do eurocentrismo que instaurou posturas de imitação de seus padrões estéticos.
Propõe-se essa discussão em virtude da percepção de, tanto no Brasil como em outros países de língua portuguesa como Angola e Moçambique, a formação de leitores (professores e alunos) atravessou um longo período de dominação ideológica ocasionado por processos de colonização a que foram submetidas essas nações.
Na contemporaneidade, esses países procuram a formação de leitores mais plurais no que se refere à leitura de suas próprias sociedades, já que a literatura destinada à infância e à juventude encontra mais autonomia e cria novos padrões estéticos para representar a peculiaridade desses universos sócio-culturais. |