XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:954-1


Oral (Tema Livre)
954-1Poéticas Tecnológicas
Autores:Sonia Melchiori Galvão (FASB - Faculdade de São Bernardo do Campo)

Resumo

As poéticas contemporâneas fundamentam-se ora no processo de auto-reflexividade, ora na referencialidade, o que pressupõe a discussão em torno das inter-relações entre o interno e o externo, o mesmo e o outro. Na tentativa de integração dessa dupla posição - a identidade metapoética e a auteridade -, a produção contemporânea estabelece-se como potência criativa de certa “desterritorialização”, proporcionando a intensificação verbal associada aos mecanismos de interação de uma subjetividade lírica com o mundo. A contemporaneidade funda-se em um movimento babélico em que as diversas linguagens interagem, de forma que se torna impossível o centramento narcísico nas formas estéticas. Há um fluxo estético híbrido de linguagens interagentes que produz um novo objeto estético imprevisível. Neste campo, as artes produzem campos hipertextuais ad infinitum. A poética contemporânea não foge deste processo, apontando para uma escritura porosa com intersecção entre as artes visuais, a música e as mídias, configurando, assim, um novo referencial estético. O surgimento de uma nova poética, cujo projeto é justamente o descentramento, coloca em cheque o projeto moderno de construção, apontando para uma reordenação do corpo estético que rejeita a unidade. A proposta aqui apresentada encaminha-se para o estudo das poéticas produzidas por meios tecnológicos, quaisquer que sejam – a infopoesia, a poesia holográfica, a tecnopoesia –, quanto aos processos de construção mediados por uma perspectiva labiríntica própria do pensamento contemporâneo.