Oral (Tema Livre)
351-1 | “Reza é que sara loucura”: Sobre a importância da religião como tema teológico-literário central em GSV | Autores: | Hugo Fonseca Alonso Júnior (UMESP - Universidade Metodista de São Paulo) |
Resumo Os temas Deus e Diabo na obra rosiana são recorrentes em ensaios, dissertações, teses e livros de crítica dos mais variados. Riobaldo, protagonista-narrador do romance, fala sobre a transitoriedade de suas experiências religiosas. Percebe-se, por meio da narrativa memorial riobaldiana, que Guimarães Rosa redimensiona a experiência da vida sertaneja em sua luta por sobrevivência, lançando mão de ponderações metafísicas e suspeitas acerca de Deus e do Diabo, do Bem e do Mal, do Céu e do Inferno, e da herança religiosa que reverbera no drama existencial do ser humano. Tais temas remetem às reflexões teológicas, mas também às obras literárias mundiais. Esse redimensionamento é explicitado através da linguagem rosiana, que não se limita ao ensimesmado regionalismo pitoresco e nem às aspirações, por vezes escapistas, dos espiritualistas. Rosa, no entanto, lança mão de ambas as fontes ampliando-as em direção ao que se denominou, posteriormente, regionalismo universal. Sobre a dimensão religiosa desse modo rosiano de escrever (regionalismo universal), pode-se dizer que é uma expressão literária influenciada pelos místicos (de distintas religiões), pela sabedoria proverbial da religiosidade popular e pela crítica aos dogmatismos. Nosso intento é analisar teologica e literariamente a religião como elemento central da estética rosiana em GSV. |