Oral (Tema Livre)
1166-1 | MODOS DE SE AQUILOMBAR, MODOS DE SE ACOMUNAR:
PRODUÇÕES LITERÁRIAS DE PERIFERIAS COMO RETORNO EM DIFERENÇA DA VIDA ESTÉTICO-POLÍTICA
| Autores: | Osmar Moreira dos Santos (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) |
Resumo Uma das mais significativas descobertas no pensamento de Karl Marx foi a forma de esvaziamento do poder e a possibilidade de distribuição rizomática advinda, teórica e metodologicamente, com a Comuna de Paris, do mesmo modo que uma das mais importantes descobertas linguístico-literárias, no século XX, tenha sido o signo, sua abertura significante e a possibilidade permanente de esvaziamento do significado transcendental. Entretanto, nem marxistas, como stalinistas tardios, nem literatos como adoradores do etéreo, conseguiram fazer imbricar forma política na poética, e vice-versa, tão bem quanto aqueles sujeitos diaspóricos sem terra literária nem teto político, hoje envolvidos até os dentes com a institucionalização da malha da cultura no Brasil. Artistas, produtores, agitadores filiados aos mais diferentes segmentos (teatro, cinema, grafitti, griots, entre outros), tem feito da cultura afrodescendente não apenas uma geocrítica das noções de bem simbólico, formas de acesso e reparação da riqueza, mas, principalmente, um laboratório das novas formas de engajamento de sujeitos e processos de subjetivação. Esta comunicação tem por objetivo avaliar o sentido de poder na política e no signo literário, tomando como lugar teórico práticas culturais afrodescendentes aquilombadas, acomunadas, em movimento de transformação da periferia do Brasil numa usina literária, em diferença. |