XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:744-1


Oral (Tema Livre)
744-1Teatro inglês seiscentista posterior a Shakespeare
Autores:Renato Lopes (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

Ausente dos palcos e praticamente desconsiderados pelos estudos acadêmicos brasileiros, o teatro posterior a Shakespeare, jacobino e carolino, tende a permanecer à sombra do grande nome que o antecede. Nomes como John Webster, autor de The Duchess of Malfi, e John Ford, de ‘Tis Pity She’s a Whore, são quando muito citações em referências superficiais ao teatro seiscentista. No entanto, tal teatro e autores são fontes tanto de significativos estudos quanto de celebradas encenações nos países de língua inglesa. A revalorização desse teatro, uma retomada após a sua época, se deveu inicialmente a considerações de românticos (como do literato Charles Lamb), que os identificavam como precursores da exibição de paixões impactantes. Já no início do século XX, a voz influente de T. S. Eliot analisa a obra de jacobinos e carolinos para defendê-los (em ensaios reunidos em The Sacred Wood) de tradicionais leituras moralistas; dedica-lhes, ainda, poemas via intertextualidade ou mesmo referências diretas (“Whispers of Immortality”: Webster was much possessed by death/ And saw the skull beneath the skin). No Brasil, uma das poucas análises feitas sobre o tópico encontra-se, como não podia deixar de ser, na História da literatura ocidental, de Otto Maria Carpeaux, onde discorre sobre “visões infernais do pessimismo cósmico”, ao caracterizar Webster e Ford, e aponta o intenso lirismo “noturno e fúnebre” de sua irregular dramaturgia (a reforçar a apreciação recorrente de críticos sobre esses representantes do teatro seiscentista, profundamente lírico e excêntrico). Relevantes aspectos líricos e cênicos, vistos como prenunciador de “modernidades” ou tipicamente “barroco”, foram revisitados por diferentes contemporâneos, românticos, new critics, pós-feministas, mas estão relegados à cultura anglo-saxônica. Pelas ricas possibilidades oferecidas por todo esse teatro, aqui representado por Webster e Ford, propõe-se a sua (re)apresentação e o levantamento de tópicos de interesse ao tema geral do simpósio.