XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:476-1


Oral (Tema Livre)
476-1PROTEÇÃO, DESAMPARO, NÃO-PROTEÇÃO E NÃO-DESAMPARO? – UMA ANÁLISE SEMIÓTICA BÍBLICA
Autores:Flavia Melville Paiva (UFMS - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise semiótica da construção do sentido do texto bíblico "Salmos 23" com a isotopia da "Proteção" quando o crente está na presença/conjunção de sua divindade apontando os princípios da teoria semiótica discursiva proposta pelo semioticista Algirdas Julien Greimas, apresentando os três níveis de análise: Fundamental, Narrativo e Discursivo. Conforme Malanga (2008), sobre o texto bíblico, "Para grande parte dos povos do Ocidente, ele representa uma obra sagrada, ligada às suas religiões. Para outros, trata-se apenas de uma obra antiga, ligada às raízes da nossa cultura", e que existem várias formas de ver e estudar a Bíblia, "como literatura, como registro histórico e social de uma época, sob o ponto de vista da ética e tantos outros aspectos". Assim, sugerimos uma análise científica semiótica pela apresentação de como o tema "Proteção quando na presença divina" foi construído no Salmo 23 (que em algumas edições bíblicas é denominado Salmo 22), apresentando outras três passagens bíblicas como marcando o cerne isotópico como a Proteção na vida presente do crente com a consequente Salvação futura (na vida eterna, após a morte carnal). Propomos então uma análise do percurso gerativo que é construído sobre abstrações que o leitor pode fazer sobre o texto Salmo 23, mas que apresenta as marcas sintáticas e semânticas em três níveis de profundidade para análise, sendo possível a análise dos semi-símbolos usados sem a visão dogmática da religião e sim sob o ponto de vista científico. Os três níveis de profundidade sugeridos por Algirdas Julien Greimas (Fundamental, Discursivo e Narrativo) foram analisados em relação ao Salmo 23 e com exemplificação de sua existência nos outros textos utilizados como apoio intertextual. Pela cronologia bíblica, escolhemos os quatro textos abaixo, representando um período de 1000 e 500 a.C, outra referente à época da vida de Cristo, com um de seus apóstolos, e após sua morte, para verificar como o tema Proteção foi tratado por escritores em fases diferentes da história da humanidade tratada pela coletânea religiosa: • Salmos 23 – remetendo ao ano 1000 a.C • Malaquias, capítulos 3 – remetendo ao ano 500 a.C • João, capítulo 16 - remetendo à época da vida de Cristo. • Romanos, capítulo 4 – remetendo ao ano 56 d.C A religião normalmente apresenta a busca de uma vida pautada em princípios doutrinários que estabelecem a paz e comunhão entre os seres humanos como forma de alcançar a vida eterna. Algumas religiões salientam a necessidade de dor, provações e muita disposição para o sacrifício, outras, por entender o homem como imperfeito, apenas imagem e semelhança do deus que crêem, não o próprio deus, o fato de estarem em comunhão acreditando na existência divina já garante a vida eterna, e a Bíblia aponta em diversas passagens que tribulações podem e vão ocorrer, assim como tentações, manipulações, provas da competência, mas cabe ao fiel manter-se forte e corajoso, esperançoso que o deus em crença será a fortaleza e apoio no presente, a “Proteção” possível e vivificadora que propomos apontar neste trabalho.