Oral (Tema Livre)
48-1 | O CÂNONE REENDEREÇADO: UMA ANÁLISE DO TEXTO CONTO DE ESCOLA, DE MACHADO DE ASSIS, ILUSTRADO POR NELSON CRUZ | Autores: | Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira (FEMA - Fundação Educacional do Município de Assis) |
Resumo Objetiva-se apresentar uma possibilidade de leitura do texto Conto de escola, de Machado de Assis, ilustrado por Nelson Cruz, na qual se considera o papel do leitor deste texto ilustrado, composto pela junção dos discursos: verbal e não verbal. Para a consecução do objetivo, pretende-se apresentar uma reflexão fundamentada pela estética da recepção acerca do que propicia o prazer na leitura e quais elementos determinam o papel do leitor implícito. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que a estratégia do ilustrador de resgatar um texto canônico e ilustrá-lo, tanto permite ao leitor contato com um texto atraente e lúdico, quanto lhe faculta a ampliação de conhecimentos e de conceitos prévios, por meio do emprego da memória e da interação com a linguagem visual. Norteia a análise desse texto, a concepção de que a leitura literária pode atuar como fator de valoração da identidade do leitor, pois por meio dela, ele é capaz de elevar sua autoestima, pois se reconhece como herdeiro de um patrimônio cultural. Parte-se do pressuposto de que a estratégia adotada por Nelson Cruz, por meio do emprego da ilustração, produziu um reendereçamento no conto de Machado, ou seja, mudou-se o receptor do texto, que passou a ser o infantil e juvenil. |