XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:100-1


Oral (Tema Livre)
100-1A ROUPA NOVA DO HOMEM MODERNO: EXPRESSÃO DA INDUMENTÁRIA EM A QUEDA DE UM ANJO DE CAMILO CASTELO BRANCO
Autores:Rosemary da Silva Granja (UNESA - UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÀCLAM-UERJ - CENTRO LATINO-AMERICANO EM SEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS)

Resumo

Segundo Richard Sennett, no século XIX, o indivíduo se sobrepôs ao homem público confundindo as estruturas do Antigo Regime. A ascensão da burguesia embaralha papéis sociais ao proporcionar a sensação de uma aparente igualdade social que a industrialização promovia pelo acesso a bens de consumo – notadamente a indumentária. Como bem demonstram os estudos de Thorsten Veben, Georg Simmel, Gilda Melo e Souza e Valéria Brandini, pensar as mudanças nas relações sociais e de gênero ocorridas nesse momento é também pensar a moda e os movimentos de sua difusão. Assim, fomos levados a investigar o personagem camiliano à luz da moda oitocentista com suas excentricidades e formalidades na maneira de vestir. Paradigmático, Calisto Elói, de A queda de um anjo, se transforma no autodenominado português do século XIX principalmente através dos hábitos adquiridos pela convivência com a brasileira Efigênia. Sua elegância contrasta flagrantemente com a equivocada exuberância da vestes de outros personagens como os brasileiros torna-viagem.