XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:1035-1


Oral (Tema Livre)
1035-1O Mambembe, o rural, o antigo. O outro ingênuo como ficção para o próprio progresso.
Autores:Gustavo Guenzburger (UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

Resumo

Recentemente está se conhecendo a trajetória teatral de O Mambembe, de Artur Azevedo, a partir dos contextos em que foi criado, com grande fracasso de público em 1904, e depois reabilitado, para o público e para a crítica, 55 anos depois. A ótica da recepção destaca esta peça do conjunto da obra de Artur Azevedo, deixando entrever, principalmente a partir de uma possível ideologia de um teatro educador dos sentidos, as contradições do texto com o mundo da diversão teatral na entrada do século XX carioca, sua tentativa de certa forma de escapar à massificação daquele universo, apelando ao passado e à promessa de um futuro mais "artístico" para o teatro. O homem rural de O Mambembe é o homem do outro tempo, do atraso, da ingenuidade, da pureza de propósitos e da tradição. Uma tentativa de âncora ao progresso homogeneizador e violento por que passava a capital federal das revistas de ano. A falta de empatia deste Brasil rural antigo com as classes médias heterogêneas, que lotavam o teatro ligeiro de sua época, pode ter sido um dos motivos do fracasso do texto em sua estréia, mas também de seu enorme sucesso 55 anos depois. O novo teatro da década de 50 chegaria ao Rio de Janeiro pelas mãos da primeira companhia carioca a se denominar moderna, o Teatro dos Sete. E a escolha do texto surpreendeu a todos: uma burleta à moda antiga, que retratava em metalinguagem um teatro ingênuo, que por sua vez retratava uma paisagem interior mais atrasadoa ainda. E em 1959, auge da projeto moderno nacional-popular brasileiro, o espetáculo fez um sucesso estrondoso, virou marco do teatro brasileiro e reabilitou o Artur Azevedo dramaturgo para a crítica. O outro como atraso, como raiz, ainda que ficção de um passado para si mesmo, pode colaborar na afirmação da noção fundamental de progresso embutida na ideologia moderna. Estas contradições e problemas inerentes à apropriação da tradição pelo moderno serão o enfoque deste trabalho sobre o caso O Mambembe.