Oral (Tema Livre)
870-1 | O DIALOGO ENTRE A NOTÍCIA O MITO E A HISTÓRIA NAS FICÇÕES DE TOMÁS ELOY MARTÍNEZ. Analise dos pontos de contato entre a história argentina do século XX e obra mais recente do autor, nos romances, “El vuelo de la reina”(2002) e “Purgatorio”(2008). | Autores: | Lidia Beatriz Selmo de Foti (UFPR-SEPT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) |
Resumo Neste trabalho pretende-se analisar desde o ponto de vista teórico do romance histórico, a obra de Tomás Eloy Martínez 〈1934-2010〉, especialmente os romances "El vuelo de la reina" (2002) e "Purgatório" (2008), premio Alfaguara-2002.
Martinez é autor de romances historiográficos conecidos e traducidos mundialmente, como "Santa Evita"(1995) e "O Romance de Peron"(1985); na obra de Tomás Eloy Martínez se misturam e se nutrem mutuamente a notícia, a historia, e os mitos da cultura argentina e latino americana.
Em "Purgatório", seu último romance, o autor consegue através de suas personagens ficcionais e anônima, refletir e destacar fatos da história recente da argentina. A narrativa recria o clima da realidade vivida naquele pais nos anos da ditadura militar e temos a sensação de que o narrador onipresente consegue preencher os vazios deixados pelas notícias da época, de três décadas posteriores e da historia oficial.
En "El vuelo de la reina" o autor narra como num espelho duas ficções gêmeas e paralelas uma é um crime acontecido no Brasil, de grande repercussão à época, e outra a dum suposto crime simultáneo na capital argentina. O autor tem o intuito de desvendar as motivações mais ocultas dos crimes, ou seja, o poder despótico e egosíta que domina os assassinos, e as sociedades as quais pertencem e das que são o reflexo. |