XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:78-1


Oral (Tema Livre)
78-1Ética e estética do crime: ficção de detetive, noir e hard-boiled
Autores:Julio Jeha (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

As três formas principais de literatura criminal – ficção de detetive, hard-boiled e noir – se caracterizam por princípios éticos e estéticos bem definidos. Todas se desenvolvem num contexto de urbanização e industrialização típico das sociedades europeias e norte-americana de fins do século 19 e início do 20. A ficção de detetive nasce nos contos de Poe, com um investigador de poltrona que resolve um enigma por meio de notícias de jornais, a pedido de um chefe de polícia. Após a Primeira Guerra Mundial e a quebra da bolsa, autores e leitores deixam para trás histórias em que a violência é apenas um jogo de salão e partem em busca de narrativas duras e velozes, com detetives trabalhando ao arrepio da lei: a ficção hard-boiled. Dela se origina a ficção noir, fundamentalmente pessimista, em geral sem detetive e cujo protagonista é um fracassado, quando não um criminoso, que tenta sobreviver nas trevas morais e urbanas. Ainda que se possa delimitar essas características, é mais correto e mais proveitoso considerá-las como aspectos de uma narrativa, visto que uma narrativa pode conter um enigma e aspectos do roman noir, ou ser narrada em estilo hard-boiled ou ser noir e hard-boiled. Ou nem um nem outro, e, mesmo assim, ser ficção criminal.