XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:875-1


Oral (Tema Livre)
875-1Lenda dos Santos – São Cristóvão pelos Críticos
Autores:Regina Claudia Kawamura (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

O estudo da critica queirosiana veio apenas reafirmar que, inegavelmente, Eça de Queirós é um dos maiores escritores portugueses. O que chama atenção é a forma dicotômica como a crítica se apresenta. Para uns, Eça é retratado como um escritor ideológico que reafirma os valores burgueses em seus romances, outros o vêem apenas como um estilista da forma. Parte da crítica, entre os quais Machado de Assis, atribui ao romancista pouca criatividade, tanto na construção das personagens, como na falta de originalidade em seus enredos. No entanto, paralelo a isso não faltam elogios a sua obra. O estudo dessa crítica sob uma perspectiva histórica se fez imprescindível para que, através de uma visão linear de mais de um século, fosse possível constatar que a leitura da obra do escritor oitocentista assume posturas diferentes. A presente comunicação se propõe contrapor as idéias contidas nos textos críticos acerca da obra de Eça de Queirós, a partir da leitura do conjunto de novelas intitulada Lenda de Santos, parte do volume Últimas Páginas, em que o autor português narra a vida de São Cristóvão, Santo Onofre e São Frei Gil. Tal escolha se deu pela riqueza de contrastes apontados pelos críticos acerca do mesmo texto. O ponto de partida se deu com a leitura do ensaio de Jaime Cortesão “Eça de Queirós e a Questão Social”, cuja temática recai numa abordagem social e principalmente religiosa da obra final de Eça de Queirós. O crítico se propõe a analisar principalmente os últimos escritos do realista, sobretudo a vida de São Cristóvão. Alia a sua crítica à idéia de que Eça, ao final de sua vida, sofre influência do triplo credo idealista, franciscanista e social-cristão, quando se apropria da tradição franciscana portuguesa para dar expressão literária a sua fé, direcionando assim seus escritos para um caminho religioso e místico como uma mensagem a ser transmitida aos leitores.