Oral (Tema Livre)
804-1 | Leitura literária como estratégia para estudo de textos argumentativos | Autores: | Mara Conceição Vieira de Oliveira (UNESA - Universidade Estácio de SáUNESA - Universidade Estácio de SáUNESA - Universidade Estácio de SáUNESA - Universidade Estácio de Sá) |
Resumo Trata-se de uma pesquisa que reflete sobre a relevância da leitura literária para a formação do leitor universitário. De que modo a literatura influi na formação do leitor, hoje, num mundo contemporâneo, em diálogo com múltiplas linguagens? Aponta-se como hipótese a ideia de que a natureza insólita do texto literário, que organiza o mundo infantil, poderia, ainda, orientar a intelecção textual na fase acadêmica. Como recorte para esta orientação, serão focalizados processos discursivos argumentativos literários como metodologia para o processo ensino-aprendizagem das estratégias argumentativas nos cursos superiores.
Esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica e experimental, compreendendo a leitura a partir dos sentidos preconizados por Eliana Yunes e Paulo Freire, no que tange ao papel social da escola na formação de leitores. A fim de legitimar o papel do leitor no contexto literário, a pesquisa endossa as teorias da estética da recepção com Wolfgang Iser.
|