XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:833-1


Oral (Tema Livre)
833-1As escritas de um poeta-leitor: pensando a poesia de Paulo Leminski
Autores:Rosimar Araújo Silva (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Este trabalho pretende, através de uma análise intertextual das obras poéticas de Paulo Leminski (1944-1989), pensar a tensão nelas instaurada pelo atrito de tantas formas de linguagem, como a publicidade, a canção popular, a fotografia, além das diversas linhagens poéticas. Partimos do hibridismo como principal efeito mobilizador dos trânsitos que o poeta pratica, reconhecendo a pluralidade dos arranjos de concepções de arte e de linguagem, gêneros e movimentos artísticos diversificados que organizam seu discurso poético e crítico. Sob essa perspectiva, iremos verificar como Leminski põe em jogo valores literários e não-literários, questionando sua oposição, para viabilizar seus projetos artísticos. Neles podemos identificar um poeta/artista que se apresentou como “escritor-leitor”, seja na publicidade, na tradução, na escrita de resenhas e ensaios, nas inúmeras revistas da época de que participou, e no envolvimento com a canção popular, seja na aproximação com a Poesia Concreta, na poesia dos anos 70. Esse estudo também se valerá das cartas de Envie meu dicionário: cartas e alguma crítica, 1999; dos ensaios em Ensaios Crípticos, 1986; Ensaios e anseios crípticos, 1997 e das quatro biografias que escreveu sobre Jesus Cristo, Bashô, Trótski e Cruz e Souza, entre os anos de 1983 e 1986. A fortuna crítica do poeta servirá para entender a relação de seu pensamento crítico com a sua poesia, bem como as circunstâncias sociais e pessoais evidenciadas nesse processo de escrita crítica e de prática poética. É fato que o poeta passou por várias frentes e estas se entrecruzaram de tal modo que todos os seus empreendimentos acabaram apontando para uma produção que, por ser inconclusa, pode encenar uma problemática que compreendemos como um sintoma de deformidade monstruosa. Procuraremos pensar tal deformidade pelas circunstâncias que marcaram a obra leminskiana e o ponto fulcral está justamente nos inúmeros trânsitos entre o literário e o não-literário e nos desvios suscitados no percurso de seus projetos poéticos.