Oral (Tema Livre)
850-1 | Monteiro Lobato e a escola nas décadas de 1930 e 40 | Autores: | Raquel Afonso da Silva (ASMEC - Faculdades Integradas Asmec) |
Resumo A presente comunicação pretende apresentar uma abordagem das relações de Monteiro Lobato com a Instituição Escolar, nas décadas de 1930 e 40, auge de sua produção infantil. Nesse período, o autor travou contato direto com seus leitores, sobretudo por meio de troca de cartas, muitas das quais eram oriundas de escolas (tal correspondência encontra-se resguardada no acervo Raul de Andrada e Silva, do arquivo do IEB/USP). A correspondência de Lobato com seus leitores mirins registra, portanto, a circulação dos livros do escritor nos acervos escolares do período, apesar de diversas restrições à ideologia de suas obras, conforme nos relata Edgard Cavalheiro em "Monteiro Lobato: vida e obra". Frente à recente polêmica em torno da obra de Lobato, que redundou em pedido do CNE para a exclusão de livros do escritor dos acervos escolares destinados a escolas públicas, parece pertinente uma retomada das raízes históricas das relações de Lobato com a instituição escolar, valendo-me, para tanto, principalmente da correspondência dos leitores infantis do autor, procurando compreender a razão do incentivo a essa correspondência, não obstante a censura sofrida pelo criador do sítio do Picapau Amarelo, censura que parece ressurgir à luz dos novos paradigmas da atualidade. |