Oral (Tema Livre)
596-1 | Fragmentação, linearidade e Fluidez em Summertime de JM Coetzee | Autores: | Marilia Fatima Bandeira (USP - Universidade de São Paulo) |
Resumo Em meio às transformações do mundo contemporâneo Summertime, ou Verão, do autor sul africano JM Coetzee, mescla ficção e autobiografia numa narrativa ao mesmo tempo linear, fragmentada, e fluida, em que o autor se recria como personagem defunto. A voz da personagem JM Coetzee surge somente nas anotações de um diário e em comentários “soltos”, sendo, nos demais capítulos do romance, construída por meio do olhar de terceiros. A narrativa assume na forma a fragmentação da sociedade moderna possuindo, no entanto, traços da fluidez das sociedades contemporâneas, marcadas, segundo Z. Bauman em seu livro Sociedades Liquidas, por uma instabilidade acentuada cujo resultado é a capacidade – tanto das sociedades quanto dos sujeitos – de assumirem variadas formas com muita rapidez, sendo difícil descrevê-las, cercá-las ou segurá-las, pois estão mais ligadas à noção de fluxo e movimento do que de totalidade ou fragmento . Essa fluidez – ou liquidez - tornou imperativo o surgimento de formas de representação que reflitam o processo sempre inacabado de construção da identidade contemporânea, marcada por conflitos, contestações e dúvidas. A fluidez da qual fala Bauman é resultado desta nossa época regida por embates conflituosos, fluxos migratórios, financeiros, e comunicacionais, estando todos nós, enquanto sujeitos, em constante construção, e sob o signo de mudanças contextuais desestabilizadoras da identidade, exigindo novas dinâmicas de representação.
Pretendemos neste trabalho refletir sobre a construção do eu da personagem JM Coetzee de Summertime, que contém segundo nossa análise, traços marcantes de ambas as épocas, modernidade e contemporaneidade, sendo ao mesmo tempo fluida (de difícil nomeação e descrição) e fragmentada (no sentido de não linear) enquanto que, em sua totalidade, é linear, pois ao terminar a leitura do romance o leitor tem uma história com começo, meio e fim do período da vida do autor que se propôs narrar. |