XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:732-1


Oral (Tema Livre)
732-1De Oskar Kokoschka a Heiner Müller: de um expressionismo a outro
Autores:Leonardo Munk (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

Por meio de um estudo comparativo entre um texto do autor alemão Heiner Müller, Medeamaterial, escrito na década de 1980, e o experimento cênico Assassino, esperança das mulheres, do pintor e escritor austríaco Oskar Kokoschka, proponho, em um primeiro movimento, comprovar a permanência e relevância do que se poderia chamar de “sensibilidade expressionista” na obra de um dos mais relevantes dramaturgos de língua alemã da segunda metade do século XX, e, em um segundo movimento, investigar, nos âmbitos da teoria e da encenação teatral, em que medida questões levantadas pelo hoje chamado “teatro pós-dramático” já não haviam sido postas em cena anteriormente por artistas pertencentes ao expressionismo alemão. Trata-se de um olhar sobre o cenário teatral berlinense dos primeiros anos do século XX tendo como foco o caminho percorrido pelo expressionismo alemão até a imposição do realismo socialista pela então República Democrática Alemã, e como tal percurso parece ter se invertido nas últimas décadas do século passado, refletindo com isso as mudanças políticas e estéticas decorrentes do fim do socialismo real e do impacto da lógica capitalista.