XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:640-1


Oral (Tema Livre)
640-1A REDEFINIÇÃO DO DISCURSO CENTRO-PERIFERIA ATRAVÉS DO HIPER-REGIONALISMO NA LITERATURA BRASILEIRA: A CONFLUÊNCIA ENTRE OS PROJETOS IDEOLÓGICO-LITERÁRIOS DE ARIANO SUASSUNA E GUIMARÃES ROSA
Autores:Peterson Martins Alves Araújo (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do NorteUEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Maria de Lourdes Patrini Charlon (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

A formação literária brasileira desde a época colonial gravitou entre a tensão da cor local e os padrões e ditames estético-ideológicos ibérico-europeus. Todavia, como Antonio Candido aponta em Formação da Literatura Brasileira (1957), tivemos um lento caminhar do Arcadismo ao Romantismo e Realismo/naturalista, onde respectivamente seus autores-síntese José de Alencar e Machado de Assis irão deslocar essa tensão para o contexto rural-regionalista e o citadino-cosmopolita, tal como aponta o próprio texto de Machado: Instinto de Nacionalidade (1873). Assim, a partir dessa perspectiva, Antônio Candido em seu texto posterior Literatura e Subdesenvolvimento, publicado no livro A Educação pela Noite e Outros Ensaios (1987), estabelece a transformação do discurso regionalista como ponto de percepção dessa tensão instaurada entre os centros desenvolvidos e subdesenvolvidos que compõem a dimensão da desigualdade micro e macroestrutural de nossa país. Para isso, aponta uma transformação da consciência do subdesenvolvimento em três vertentes: a de uma consciência amena do atraso advinda do regionalismo romântico; a de uma consciência catastrófica do atraso do regionalismo de 30; e a de uma consciência dilacerada do subdesenvolvimento através do super-regionalismo (supra ou hiper-regionalismo segundo a nossa análise) inaugurado, segundo Candido, por Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas. Então, partindo da percepção das principais características perscrutadas na referida obra, buscamos fazer um estudo comparativo mostrando os pontos de convergência e divergência entre o trato da consciência da tensão regional e cosmopolita entre o projeto literário de Rosa em Grande Sertão:Veredas e de Ariano Suassuna no Romance d’A Pedra do Reino.