XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:30-1


Oral (Tema Livre)
30-1MÚSICA NA CABANA
Autores:Marly Gondim Cavalcanti Souza (UESPI - Universidade Estadual do Piauí)

Resumo

Um romance, que atinge marcas de vendagem astronômicas, desperta o interesse de estudiosos os mais diversos. Esse é o nosso caso. O objetivo da presente pesquisa, portanto, é demonstrar e caracterizar a presença do código musical, traduzido em palavras e expressões do vocabulário específico do universo sonoro, inscritas no texto literário de A cabana, de William Paul Young. A base teórica reside na relação intersemiótica entre literatura e música, no sentido do confronto do sistema literário com outros sistemas de signos, conforme cita Yves Chevrel, no seu livro La Littérature Comparée (1995, p. 86), respondendo principalmente a questão: como a literatura fala de outras artes e daqueles que a fazem? Ainda este trabalho tem como base a teoria de Jean-Louis Backès, quando propõe tres categorias de obras para a realização de um estudo das relações entre literatura e música, sendo a terceira aquela na qual se enquadra o texto escolhido para análise: "obras literárias que colocam em cena músicos, ouvintes, reais ou fictícios, que descrevem concertos e outras manifestações da vida musical, que evocam obras ou as inventam". A escolha do corpus, o romance de William Paul Young, deve-se ao fato de que após uma primeira leitura já é perceptível o apelo sonoro feito no livro: em todos os capítulos, acrescidos do Prefácio e do Posfácio (realce para este dado), são encontrados itens lexicais pertencentes ao código sonoro. Esse fator foi propulsor para o desenvolvimento deste trabalho.