XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:787-1


Oral (Tema Livre)
787-1O Estranhamento dos Clássicos em The Waste Land, de T. S. Eliot
Autores:André Cechinel (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense)

Resumo

Em seu célebre ensaio intitulado "Tradição e Talento Individual" (1919), T. S. Eliot afirma que a apreciação de qualquer artista deve significar, também, a apreciação de sua relação com os poetas e artistas do passado. A rede alusiva de The Waste Land, poema datado de 1922, é constantemente utilizada para fins explicativos, ou seja, tal rede funcionaria como ponto de chegada interpretativo para os versos de Eliot. No entanto, muito embora Eliot a principio incentive, inclusive nas "Notas sobre The Waste Land", o contraste com os "artistas do passado", esse paralelismo, levado a cabo, somente revela a sua insuficiência. Em outras palavras, estamos diante de um poema que, ao mesmo tempo, recorda e viola os clássicos, e qualquer conforto oferecido pela familiaridade com o passado é rapidamente absorvido pela reconfiguração, ou melhor, pelo estranhamento com que a tradição é reapresentada no poema. Pretendo, nessa discussão, abordar a desordem explicativa, o estranhamento inevitável que resulta da presença de figuras familiares, tais como Tirésias, Filomela, Tereu etc, nos versos de 1922.