XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:1189-1


Oral (Tema Livre)
1189-1A METAFICÇÃO REVISITADA
Autores:Zênia de Faria (UFG - Universidade Federal de Goiás)

Resumo

Desde a publicação de Don Quixote, e de maneira mais intensa a partir da segunda metade do século XX, surgiu, na literatura ocidental, um certo tipo de narrativa ficcional voltada sobre si mesma, questionando seu estatuto lingüístico e/ou narrativo bem como contendo comentários sobre seu processo de produção e de recepção. Tais ocorrências colocam em evidência o caráter de artefato da obra literária, fazendo com que a ilusão de realidade da obra ficcional seja rompida. Outra conseqüência disso é que, pelo emprego de tais procedimentos metaficcionais, o romance é invadido pela crítica e/ou pela teoria literária, tornando-se, assim, uma forma híbrida, em que ficção, crítica e teoria literária partilham o mesmo espaço literário. Um exame retrospectivo dos textos teóricos e/ou de análises críticas, publicadas sobretudo a partir dos anos 70, a respeito desse tipo de narrativa, permite-nos constatar que os diferentes autores que se ocuparam dessa questão e que escreveram os textos fundadores desse campo de estudos criaram e empregaram uma grande diversidade de termos para designar as narrativas que contêm tais procedimentos, tais como: metaficção, ficção narcisista, romance de introversão e outros. Partindo, pois dessa constatação e do exame de alguns desses termos, nós nos propomos a discutir, em nossa comunicação, em que medida, apesar de diferentes, os referidos termos remetem à mesma noção ou, em que medida, a diversidade de termos se justifica pelo fato de estes designarem procedimentos ou fenômenos literários de natureza diferente.