Oral (Tema Livre)
1133-1 | SUBCULTURAS E ESTILOS DE VIDA NA LITERATURA POP CONTEMPORÂNEA | Autores: | Antonio Eduardo Soares Laranjeira (UFBA - Universidade Federal da Bahia) |
Resumo Com base na leitura de Trainspotting (1993), do escritor britânico Irvine Welsh, Ou clavículas (2002), de Cristiano Baldi, e Vidas Cegas (2002), de Marcelo Benvenutti, discute-se acerca do papel das subculturas (HEBDIGE, 2006) na construção das personagens da literatura pop contemporânea. A partir das ações que se desenvolvem nas narrativas, é possível questionar, no contexto do capitalismo globalizado, o caráter subversivo que se atribui aos estilos subculturais. No discurso literário pop contemporâneo, percebe-se uma ambigüidade no que tange aos modos de subjetivação e à apropriação de estilos subculturais: por um lado, compreende-se tal relação como uma estratégia de resistência, por outro, trata-se de parte da necessidade de ser cool, que orienta o indivíduo líquido-moderno (BAUMAN, 2001). Lançando mão de uma abordagem transdisciplinar da teoria da literatura, pretende-se compreender o discurso literário pop como um espaço fértil para a configuração de um imaginário transnacional urbano. |