Oral (Tema Livre)
212-1 | Cidade, periferia, campo: deslocamentos entre centro e margem em dois filmes de Ozualdo Candeias | Autores: | Rodrigo Cazes (PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) |
Resumo Em duas narrativas fílmicas de Ozualdo Candeias que lidam fortemente com a questão do trânsito físico, pode-se observar um exame da condição de existência das classes populares brasileiras em meio ao processo de modernização (conservadora) ocorrido no Brasil nos anos 1960-1970. Em A margem, os quatro personagens principais, marginalizados em meio à megalópole que São Paulo se tornava, se deslocam dentro da periferia da cidade, assim como do centro da cidade para a periferia, sem objetivos definidos. Em Zézero, o protagonista, um caipira típico, migra do campo para a cidade de São Paulo em busca do sonho de riqueza, em meio ao ambiente político-econômico do milagre brasileiro. Nas narrativas fílmicas objeto deste trabalho o deslocamento dos personagens é tanto um procedimento libertário (em A margem) quanto um procedimento a serviço de um processo conservador (em Zézero). Através de tal diferença, pretendo investigar o papel dramático que a questão do trânsito pode ter no cinema, especialmente no cinema brasileiro moderno. |