Oral (Tema Livre)
1080-1 | "Adeus, meu pai" e "Os sapatos de meu pai", de Menalton Braff: um estudo da linguagem impressionista e das imbricações entre texto e contexto | Autores: | Natali Fabiana da Costa E Silva (UNESP - Universidade Estadual Paulista) |
Resumo Este trabalho pretende elaborar uma análise comparativa dos contos “Adeus, meu pai” (retirado de À sombra do cipreste, 1999) e “Os sapatos de meu pai” (A coleira no pescoço, 2006) do autor contemporâneo Menalton Braff. O que possibilita a aproximação dessas duas narrativas é, em primeira instância, a especificidade da linguagem, pois por meio de adjetivações e construções sintáticas inusitadas, predomínio do fluxo de consciência e emprego da noção bergsoniana de que o tempo, quando revivido, ganha mais intensidade e vida pode-se afirmar que o autor emprega certo lirismo impressionista nesses contos, o que nem sempre ocorre em Braff. O processo de construção da linguagem dos dois textos é fundamental para esta análise e como resultado preliminar podemos concluir que a linguagem impressionista braffiana desfigura inicialmente o objeto que pretende tratar por meio de um fluxo de memória que acomete as protagonistas, mas o recompõe aos poucos, à medida que a leitura avança, permitindo ao leitor decifrar a ordem dos acontecimentos. Além disso, outro aspecto importante na comparação entre os contos é a repetição do motivo da figura paterna. Visamos a analisar em que medida a presença do pai em “Adeus, meu pai” ou sua ausência em “Os sapatos de meu pai” determina as relações das protagonistas e contribui para a criação de uma temática do abandono e da solidão, também presente em outras narrativas do autor. Assim, ao mesmo tempo em que essas narrativas proporcionam uma leitura de cunho intimista pelas crises das personagens, linguagem poética e fluxo de consciência, é possível entrever nas malhas de suas estruturas as formas com que as relações sociais, valores e orientações ideológicas interferem nas personagens, evidenciando uma clara imbricação entre texto e contexto. Para alicerçar as bases teóricas da pesquisa, abordaremos os conceitos de cronotopo e polifonia engendrados por Mikhail Bakhtin, aliados ao estudo da estética impressionista em Arnold Hauser e Giulio Argan. |