XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:595-1


Oral (Tema Livre)
595-1A dramaturgia no limiar.
Autores:Lucia Vieira Sander (UNB - Universidade de Brasília (aposentada))

Resumo

A partir de um breve exame da posição fronteiriça dos estudos de dramaturgia no mapa vigente das disciplinas, o trabalho aponta para os sinais de desgaste na geografia disciplinar estabelecida e para os indícios de que um remapeamento das áreas do saber pode já ter iniciado o seu curso. Considerando que este é um período de transição entre diferentes formas de fatiar o conhecimento, o trabalho passa a examinar a posição duplamente liminar em que se encontram os estudos de dramaturgia: na interseção de disciplinas da estrutura ainda em vigor e no portal de uma redefinição das áreas do conhecimento. Tendo em vista que a liminaridade cria um espaço fértil para a experimentação e para a criação, o trabalho volta-se para a descrição de uma experiência inovadora que propõe uma alternativa para a prática da crítica da literatura e do teatro através do recurso à dramaturgia como forma de expressão. A "crítica em performance", que vem sendo testada há alguns anos,já comprovou o seu potencial para despertar ou renovar o interesse pela dramaturgia como objeto de estudo e como alternativa à escrita crítica convencional. Assim como a dramaturgia de que faz uso, a "crítica em performance" situa-se no limiar entre o teatro e a crítica, frente a um desconhecido a que só se tem acesso a partir do limiar, essa terra em trase e em trânsito, esse intervalo onde tudo pode acontecer. "Nós não temos que nos prender aos moldes que nos impõem [...]Lá fora está tudo o que não foi tocado - está a vida que espera." Susan Glaspell, O Limiar (1921)