Oral (Tema Livre)
1198-1 | TEXTOS LITERÁRIOS EM MATERIALIDADES DIVERSAS: PRÁTICAS DE LEITURA PARA JOVENS LEITORES. | Autores: | Girlene Marques Formiga (IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Paraíba) ; Francilda Araújo Inácio (IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Paraíba) |
Resumo O resultado do programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA –, realizado em 2009, com ênfase em leitura, comprova que o Brasil apresenta um melhor desempenho em relação à primeira edição, em 2000. Resultados da última pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada em 2008, mostram que houve crescimento do índice de leitura entre os brasileiros. Somados esses dados acerca do crescimento do índice de leitura entre os brasileiros ao crescimento do mercado editorial brasileiro nas últimas décadas, verifica-se o conflito dessas informações quando comparadas com os dois resultados: a) o do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujos dados revelam que os estudantes brasileiros concluem essa etapa de sua formação escolar com baixo desempenho de leitura; b) o da pesquisa “Determinantes do abandono do Ensino Médio pelos jovens do estado de Minas Gerais”, em 2009, que revela as razões por que os alunos abandonam essa fase da formação escolar, entre as quais é apontada a dificuldade de entender o conteúdo, o que incluiria a competência da leitura. É objetivo deste trabalho discutir práticas de Leitura no Ensino Médio, bem como analisar os resultados dessas pesquisas relativas ao estado de Leitura e Leitores no universo escolar brasileiro, cujos resultados apresentam parâmetros que constituem referencial através do qual podemos sugerir ações – especificamente voltadas à Leitura por meio de textos literários sob suportes diversos –, capazes de promover práticas significantes de leitura entre o público juvenil, e, consequentemente, minimizar a evasão escolar na etapa final da educação básica. |