XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:907-1


Oral (Tema Livre)
907-1MONTEIRO LOBATO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO AUTOR E DE SUA OBRA NO PNLD – 2007
Autores:Juliana Carli Moreira de Andrade (IEL - UNICAMP - Instituto de Estudos da Linguagem)

Resumo

Entendendo que a escola é uma instituição que busca formar indivíduos leitores e que para tanto adota o livro didático de língua portuguesa (doravante LDLP), como um meio legítimo de circulação da literatura e entendendo que no modo de organização do LDLP reverbera valores ou critérios de literariedade estabelecidos pela crítica literária determinando os modos de compreensão do literário. Essa comunicação tem por finalidade analisar a presença de Monteiro Lobato e de sua obra no PNLD – Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2007. Apresentamos um panorama da inserção do autor e de sua obra em todos os livros de ensino fundamental ciclos I e II avaliados pelo programa no ano de 2007. Em seguida, analisamos duas situações de aprendizagem nas quais são apresentadas a biografia do autor e uma de suas obras. Como estofo teórico nos utilizamos de alguns conceitos presentes na Teoria Enunciativo-discursiva do Circulo Bakhtiniano, na História da Leitura de Roger Chartier e na Crítica Literária. Os dados do PNLD analisados foram extraídos dos resultados do projeto O Livro Didático de Língua Portuguesa: Produção, Perfil e Circulação realizado a partir de uma parceria entre o Instituto de Estudos da Linguagem – IEL / Unicamp e o CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – UFMG / Universidade Federal de Minas Gerais que organizou os dados do Programa Nacional do Livro Didático realizados entre os anos de 1997 e 2007, referentes ao LDLP.