Oral (Tema Livre)
569-1 | ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO: EM BUSCA DE UM LEITOR LITERÁRIO | Autores: | Ebe Maria de Lima Siqueira (UEG - Universidade Estadual de GoiásUFG - Universidade Federal de Goiás) |
Resumo A presente comunicação pretende discutir o papel da mediação na formação de um leitor literário, diante dos desafios da “multiculturalidade” presente na contemporaneidade. Uma vez que os leitores transformam-se conforme mudam-se os modos de ler ao longo da história, entendemos ser de fundamental importância a investigação em torno dos diferentes papéis de mediação, que estão postos em cena quando se pretende atingir a formação de um leitor literário. Partindo da premissa de que o acesso à literatura deve ser um direito incompressível, como a saúde, a alimentação, a moradia, como assevera Antonio Candido (1995) e que o ato de ler não suporta o imperativo, como levar crianças e jovens ao ato da leitura se não se pode fazê-lo por decreto? Esta e outras perguntas é o que nos propomos a alinhavar nesta comunicação ao levantarmos algumas premissas que discutem as várias instâncias de mediação, a partir da família, como primeira instância responsável pela formação da criança; passando pela escola, instituição que, no Brasil, na maioria das vezes é a primeira a apresentar à criança o objeto livro; chegando ao mercado e sua relação com autores e editores que, de alguma forma, exercem papel de mediação e interferem no processo de formação de leitores. Para fundamentar nossas reflexões face à formação do leitor literário dialogaremos com Candido (1972), Eco (1972), Calvino (1991), Jolibert (1994), Colomer (2003), Bloom (2005), Petit (2008), Penac (2009 ), Cancline (1997), Barbero (2009), entre outros. |