Oral (Tema Livre)
176-1 | Narrativas em Trânsito: A América Latina em Tráfico e The Fourth World War. | Autores: | Anelise Reich Corseuil (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo Em documentários e filmes ficcionais recentes observa-se a ênfase nos processos de hibridização cultural, a transposição de fronteiras geográficas e culturais e a conseqüente aproximação de audiências de primeiro e terceiro mundo, seja por questões temáticas, estéticas e/ou de produção. Neste contexto este trabalho analisa dois filmes recentes, The Fourth World War (2004) e Tráfico (2000), cujas narrativas atravessam as fronteiras do nacional para problematizar a fluidez do capital e a confluência de identidades culturais em diferentes cenários geográficos. Em filmes como The Fourth World War tem-se uma narrativa que aproxima conflitos regionais e nacionalistas de países tão díspares como México, Argentina e Coréia, através de uma narrativa transnacionall, que ao mesmo tempo afirma e resiste aos discursos neoliberais. Em Tráfico ocorre também uma transposição de fronteiras do nacional, autorizada a partir da fluidez do capital do narcotráfico, e que reforça o apagamento de identidades culturais diferenciadas. Estes filmes não apenas apresentam um tom denunciatório de políticas neoliberais, mas também uma tentativa estética e retórica de aproximar audiências do primeiro-mundo dos problemas econômicos, históricos e políticos de países do chamado terceiro mundo. Indo além de questões nacionais, os filmes estabelecem um problemático elo de ligação econômico, histórico, social e cultural entre comunidades globalizadas. |