XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:714-1


Oral (Tema Livre)
714-1DIÁLOGOS: um olhar sobre Os Dois Irmãos de Germano Almeida e Dois Irmãos de Milton Hatoum. Palavras-chave: Literatura Cabo-verdiana, Literatura Brasileira, Estudos Comparados, Germano Almeida, Milton Hatoum.
Autores:Antonio Aparecido Mantovani (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSOUNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO) ; Antonio Aparecido Mantovani (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO)

Resumo

O diálogo entre a literatura brasileira e a cabo-verdiana não se esgota nas décadas de 30 e 40. Este pode ser observado até a atualidade e com extensão para outras regiões brasileiras, além do Nordeste. A partir desta reflexão, este estudo tem como objetivo investigar, dentro do macrossistema literário de língua portuguesa e no âmbito das relações literárias contemporâneas entre Brasil e Cabo Verde, alguns contatos entre os romances Os dois irmãos,de Germano Almeida, e Dois irmãos, de Milton Hatoum. Estas obras se aproximam numa abordagem comparativa, por alguns fatores como a hibridez cultural em virtude da imigração, o drama familiar causado pelo adultério, a coerção imposta pelos valores da sociedade, a casa que se desfaz associada à ruína das personagens e, a presença do mito da rivalidade entre irmãos.