Oral (Tema Livre)
627-1 | A ASCESE NA TRILOGIA BECKETTIANA | Autores: | Rosanne Bezerra de Araújo (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) |
Resumo O presente trabalho parte de uma investigação da influência cartesiana na elaboração do texto de Samuel Beckett (1906-1989), especificamente na última narrativa da Trilogia que é composta por Molloy, Malone morre, O Inominável. De fato, o jogo cartesiano tornou-se leitura recorrente acerca da Trilogia. Questionando essa leitura e buscando ir além dos rótulos estabelecidos pela crítica, este trabalho se compromete com uma nova abordagem desta obra, mostrando que Beckett não é um escritor do desespero, do niilismo e do absurdo. Nosso estudo se apóia no pensamento de Alain Badiou e Andrew Gibson, críticos que exploram o modernismo melancólico, as complexidades e as contradições na obra do escritor irlandês. Em relação à crítica de Badiou, ela traça um novo caminho para a interpretação da Trilogia, estabelecendo a ascese como método e culminando com o imperativo da fala em O Inominável. Gibson, por sua vez, observa cinco partes no texto O Inominável e mostra que esta obra pertence à tradição de textos extremamente subjetivos da literatura moderna. Finalmente, o resultado deste trabalho pretende evidenciar a confluência de pensamentos destes dois críticos, apontando novos horizontes de leitura para a Trilogia. |