XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:35-1


Oral (Tema Livre)
35-1O Cânone e as fronteiras da/na Amazônia: influências, confluências e turbulências do trabalho com a literatura em sala de aula em Roraima
Autores:Roberto Mibielli (UFRR - PPGL/Universidade Federal de Roraima)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo veicular os primeiros resultados da pesquisa “Literatura e Ensino em Roraima: o cânone e a invenção escolar da Amazônia”, financiada pelo CNPq, através do Edital Ciências Humanas e Sociais Aplicadas de 2009. Mais precisamente este trabalho tem como foco a análise de algumas das questões levadas à sala de aula das Escolas de Ensino Médio Regular de algumas cidades do Estado, dentre elas a própria capital, Boa Vista. As questões que mais especificamente abordaremos neste trabalho são cinco, de um total de trinta e duas, formuladas através de questionário semi-estruturado. De modo geral, indagavam de nossos discentes: O que lêem/ gostam de ler? Que conhecimento literário têm de autores da/na amazônia? Que influências têm tido as literaturas de outros países/etnias nos textos trabalhados em sala de aula? Que tipo de literatura se lê em nossas escolas? E que tipo de trabalho se tem desenvolvido a partir destas leituras? Inicialmente, uma vez tabuladas as respostas, buscou-se, guardadas as devidas proporções, estabelecer parâmetros de comparação entre o que respondiam os alunos das cidades fronteiriças de Bonfim (fronteira com a República Cooperativista da Guiana), de Pacaraima (fronteira com a República Bolivariana da Venezuela) e alunos de outras cidades, como Caracaraí (interior do Estado), Alto Alegre (município que agrega diversas comunidades indígenas) e Boa Vista (capital do Estado), no sentido de verificar se há, principalmente, influências culturais diversas, divergências no modo de ler, no uso didático que se faz dos textos canônico-escolares brasileiros. Palavras-chave: Literatura e Escola, Cânone, Fronteiras, Identidades Amazônicas e Influências Culturais da/na Leitura.