Oral (Tema Livre)
835-1 | "Cânone e anticânone na crítica proustiana: da visão biográfica de Em busca do tempo perdido ao elogio da diferença" | Autores: | Paulo Bungart Neto (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) |
Resumo O impacto causado pela publicação, entre as décadas de 1920 e 1930, da obra A la recherche du temps perdu (Em busca do tempo perdido), de Marcel Proust, revolucionou, juntamente com Ulisses, de James Joyce, o romance modernista europeu na primeira metade do século XX. Tal prestígio despertou o interesse da crítica francesa, eminentemente estruturalista, que se dedicou ao deslinde da obra proustiana a partir de uma visão biográfica e "determinista" do enredo do romance, associando a saúde frágil, a asma e a infância mimada do escritor às mesmas características presentes no narrador Marcel (por isso, o rótulo de "romance autobiográfico"). Assim, uma série de abalizados críticos literários, tanto na França (Barthes, Genette, Deleuze, Kristeva, Poulet, etc), quanto no restante da Europa (Beckett, Benjamin, Auerbach) e no Brasil (Manuel Bandeira, Tristão de Athayde, Graça Aranha, Carlos Drummond, Augusto Meyer, etc), debruçaram-se sobre os mistérios da escritura de Proust, em grande parte adotando uma postura "canônica" (com sua "fixação" pelo aspecto biográfico) em suas análises. Após o advento dos Estudos Culturais, começaram a surgir estudos "anti-canônicos" da obra de Proust. Para ficarmos apenas no caso brasileiro, cito como exemplos os trabalhos de Philippe Willemart (Proust, poeta e psicanalista, 2000, análise dos processos de criação literária do escritor, levando em conta seus rascunhos e manuscritos); de Aguinaldo José Gonçalves (Museu movente - O signo da arte em Marcel Proust, 2004, que propõe uma reflexão sobre as relações da literatura com outros sistemas artísticos, sobretudo a pintura); e de Leda Tenório da Motta (Proust - A violência sutil do riso, 2007, estudo a respeito do uso do humor no romance como um procedimento para destacar o contexto histórico e cultural da obra). |