XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:552-1


Oral (Tema Livre)
552-1O lugar da província em dois Romances de Formação: Memórias sentimentais de João Miramar (Oswald de Andrade) e Escritura de Raimundo Contreras (Pablo de Rokha).
Autores:Ana María Lea-plaza (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

O trabalho que aqui quero apresentar se inscreve dentro de uma investigação mais ampla que consiste num estudo comparativo entre o Bildungsroman brasileiro e chileno da primeira metade do século XX. Seu objetivo consiste em estabelecer os modelos específicos de Romance de Formação que nestes dois países surgem, uma vez que o formato é importado da Europa para a América Latina, considerando os diferentes "sujeitos" em formação (escritores, mulheres, homens do povo, negros), os "espaços" envolvidos nestes processos (a casa materna, o colégio, a vila, o nordeste, etc.) e as poéticas utilizadas e criadas pelos autores para sua narração. Isto com o fim de ver a continuidade que estes mantêm com os formatos europeus, mas também os traços particulares que este gênero adquire no Brasil e no Chile. Neste simpósio irei me concentrar em dois dos romances que formam parte do meu corpus: Memórias sentimentais de Jõao Miramar (1922), do escritor brasileiro Oswald de Andrade, e Escritura de Raimundo Contreras, do poeta chileno Pablo de Rokha. Por vários motivos estes compõem uma interessante dupla. São relatos de formação ligados ao modernismo latinoamericano, o que os une em termos de gênero e periodização. Ambos formam parte da já consolidada tradição do Bildungsroman particularmente "de escritor". E, por último, em conjunto, pode-se dizer que tratam, de uma ou outra maneira, da experiência da "província", assunto ao redor do qual pretendo fazê-los dialogar. No caso do romance do escritor brasileiro, a província se apresenta na própria visão de São Paulo, na qual, ainda que apareça como uma cidade em transição, abrindo-se à modernidade, parece finalmente primar a visão de uma cidade onde reinam as instituições tradicionais próprias da burguesia fazendeira. Já no caso do escritor chileno, isto se apresenta de maneira análoga mais ao mesmo tempo oposta. Em primeiro lugar, não é com a elite que se preocupa este romance, mas sim com uma outra classe social: a da massa trabalhadora de província (concretamente, a região central do Chile, isto é, Talca, Licantén, Linares)que foi movida pelo desenvolvimento da industria nos centros urbanos (principalmente Santiago). O tema da província aparece, em consequência, já não sob a forma de um provincianismo urbano, mas sim diretamente associado ao fenômeno da imigração campo-cidade, sofrida, experimentada e elaborada pelo personagem principal: Raimundo Contreiras, imagem sintética do camponês-poeta (em clara relação metafictícia com o próprio autor) que emigra para a capital durante os significativos anos prévios a 1929.