Oral (Tema Livre)
964-1 | A Composição dos Protótipos das Ideias de Raskólnikov em Crime e Castigo | Autores: | Ludmilla Carvalho Fonseca (UEG - Universidade Estadual de Goiás) |
Resumo Neste trabalho, pretende-se discutir a influência exercida pelas ideias d’O único e a sua propriedade, de Max Stirner, sobre a composição da imagem das ideias do herói Raskólnikov, de Crime e castigo, de Fiódor Dostoiévski. Devido à influência deste filósofo sobre o contexto literário de Crime e castigo, faz-se necessário abordar, primeiramente, como a ideia é trabalhada nos romances dostoievskianos e a oposição que estes apresentam ao monologismo ideológico. Bakhtin elaborou uma interpretação crítica e profunda acerca da ideologia. Ao analisar os romances dostoievskianos, o autor mostrou que existe uma diferença considerável entre a ideologia monológica, aquela direcionada à ideia fixa, e o dialogismo, estrutura em que as ideias se inter-relacionam no âmbito da intersubjetividade humana. O herói dostoievskiano traz consigo a característica do homem de ideia, ou seja, ele é um ideólogo, porém ele não está inserido em um universo monológico idealista, aquele definido através de uma consciência una, de uma razão absoluta abstrata e conclusa. Em contrapartida, os heróis dostoievskianos têm suas autoconsciências inacabadas, são livres nos limites do plano artístico. Em um segundo momento, pretende-se discutir a composição dos protótipos das ideias de Raskólnikov, dando ênfase à influência de Max Stirner. O filósofo, ao desenvolver uma crítica ao homem genérico, afirma que este seria uma opressão ao homem singular, por não permitir alcançar a autonomia do indivíduo. Sua crítica influenciou decisivamente as personagens de Dostoiévski, pois têm como traço marcante a singularidade e o ato de revolta. O comportamento de Raskólnikov, caracterizado pelo individualismo, a cometida do crime, a vontade de poder e o fato de se sentir superior, singular e autoconsciente assemelham-se à filosofia desenvolvida no tratado de Max Stirner. Influenciado por essas ideias, Raskólnikov desenvolve no seu artigo uma tese, dividindo os homens em ordinários e extraordinários. A forma como a filosofia é tratada em O único e a sua propriedade e em Crime e castigo são diferentes, já que no tratado filosófico as ideias estão vinculadas, estritamente, ao plano ideológico, enquanto que no romance a filosofia apresenta-se, principalmente, como um objeto estético. |