Oral (Tema Livre)
577-1 | Recriando Memórias | Autores: | Lia Cupertino Duarte Albino (FATEC - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos) |
Resumo Segundo Italo Calvino (2007, p.10), “dizem-se clássicos aqueles livros que constituem uma riqueza para quem os tenha lido e amado; mas constituem uma riqueza não menor para quem se reserva a sorte de lê-los pela primeira vez nas melhores condições para apreciá-los.”
Tendo isso em vista, o presente texto tem por objetivo verificar se a adaptação literária de Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, realizada por José Louzeiro propicia essas “melhores condições” ao público leitor infanto-juvenil.
Para tanto, o texto apresenta algumas reflexões sobre o processo de adaptação literária para crianças e jovens no âmbito téorico-crítico dos estudos literários, coadunando-as à análise imanente da obra em questão.
Desse modo, pretende-se verificar de que maneira, em que extensão e profundidade, a adaptação literária de José Louzeiro pode ser utilizada no trabalho com a literatura em sala de aula para estimular a leitura da obra original, escrita por Machado de Assis.
Por fim, são apresentadas aos professores de Língua Portuguesa e Literatura, principais mediadores de leitura na escola, algumas sugestões metodológicas para o trabalho com a adaptação literária de Memórias póstumas de Brás Cubas em sala de aula.
|