Oral (Tema Livre)
1179-1 | O foco narrativo em Angústia: reflexões a partir da vida deteriorada | Autores: | José Helber Tavares de Araújo (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) |
Resumo Este estudo tem seu enfoque no “narrador parafuso” de Angústia, de Graciliano Ramos. No romance, o foco narrativo se instaura em determinados momentos através do fluxo de consciência do narrador Luís da Silva, sujeito atormentado e negativista, que possui uma relação intragável com o mundo exterior. A existência de Luís da Silva é radicalmente caracterizada pela visão desencantada do mundo e de si mesmo, sob uma profunda sensação de insulamento. Entre o ódio pelo bem-sucedido Julião Tavares e o amor frustrado por Marina, a narrativa de Luís da Silva é permeada de repetitivas digressões que concentra a ideia de uma narrativa em parafuso, como aponta Lúcia Helena Carvalho(1983): a figura do pai, a vontade de matar Julião Tavares, as rememorações, delírios com a corda/cobra, a frustração intelectual. Esta série de ideias problemáticas em Angústia, que gira em torno do mundo interior do personagem, é determinante para o desequilíbrio temporal da estrutura narrativa, para a difusa progressão do enredo e para o comprometimento da relação realidade/aparência. Como fundamentação teórica, Theodor Adorno se destaca devido seus estudos manifestarem questões fundamentais sobre a situação da literatura moderna e vanguardista, os mecanismos de representação literária e os complexos problemas sociais e culturais que envolvem a relação intratável entre o sujeito e sua exterioridade. Assim, partindo das noções adornianas de uma vida lesada, acredita-se que, em Angústia, o foco narrativo em fluxo introspectivo contínuo, sem coesão lógica, é representado estruturalmente, na obra, a partir de elementos mutilados que circulam a consciência do personagen Luís da Silva – este em estado de adversidade social e emocional. Parece que somente com esta condição é possível passar a indiciar um narrador em parafuso, pois o estado interior de Luís da Silva justificaria o desenvolvimento de oscilações do foco narrativo para fragmentos confusos e ideias em círculos espiralados. |