XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:712-1


Oral (Tema Livre)
712-1A simultaneidade cinematográfica nas Memórias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade
Autores:Marcus Vinicius Nogueira Soares (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

O trabalho pretende investigar o impacto da linguagem cinematográfica, em seu estágio de desenvolvimento técnico nas décadas de 1910 e 1920, na produção literária do Modernismo Brasileiro, em especial nos romances de Oswald de Andrade. Trata-se de observar de que modo o autor se apropria dos mais recentes processos de organização narrativa do cinema, inclusive do ponto de vista teórico - como os novos recursos de planos cênicos e de montagem, desenvolvidos por cineastas como Griffith e Eisenstein -, reelaborando-os na construção de seus próprios romances, particularmente das Memórias sentimentais de João Miramar, de 1924, com o intuito de produzir, literariamente, efeitos de percepção de simultaneidade.