XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:817-1


Oral (Tema Livre)
817-1A formação continuada para a abordagem transdisciplinar da leitura
Autores:Osvaldo Barreto Oliveira Júnior (IF BAIANO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano) ; Edna Maria de Oliveira Ferreira (IF BAIANO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano)

Resumo

Este artigo discute a leitura como atividade transdisciplinar de construção do conhecimento, que perpassa as diversas áreas do saber numa sociedade letrada. Para isso, põe em evidência as proposições apresentadas no projeto de formação em abordagem transdisciplinar da leitura, que foi elaborado pelos professores Edna Maria de Oliveira Ferreira e Osvaldo Barreto Oliveira Júnior e foi apresentado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do IF Baiano ao MEC, como proposta de formação continuada para professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, adota uma concepção de leitura fundada nos estudos sociointeracionistas da linguagem humana, para refletir sobre o papel do professor na formação de leitores críticos e ativos na construção de sentidos mediados pelos textos lidos. Metodologicamente, este texto encontra-se dividido em duas partes: na primeira, busca dialogar com estudiosos que se interessam pelo processo da leitura, como Freire (1987), Kleiman (1993), dentre outros, além de Bakhtin (1992, 2000), devido às postulações desse último sobre o processo de interação verbal; na segunda parte, apresenta, de forma sucinta, a metodologia proposta no projeto de formação em abordagem transdisciplinar da leitura supracitado. Com isso, pretende-se argumentar que a leitura constitui ação polivalente de construção de efeitos de sentido, articulada através da relação de elementos diversos: a linguagem, o produto materializado na forma de texto, os contextos de interação, os conhecimentos e saberes dos interlocutores etc., já que o texto, ou melhor, o intertexto, é espaço de múltiplas convivências, e a leitura, a atividade que as faz aflorar. Nessa perspectiva, assume-se o caráter dialógico da leitura, que, como produto de linguagem, constitui-se na interação com o outro.