Oral (Tema Livre)
763-1 | Como nos constituímos leitores: um estudo sobre o livro e as experiências de leitura | Autores: | Ilsa do Carmo Vieira Goulart (FE/UNICAMP - Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas) |
Resumo Esta comunicação constitui uma síntese da pesquisa de Mestrado intitulada: O livro: objeto de estudo e de memória de leitura, vinculada ao grupo de pesquisa ALLE - Alfabetização, Leitura e Escrita. Com o intuito de compreender o envolvimento que ocorre entre o leitor e a leitura por intermédio do livro, a pesquisa parte da premissa de que o livro, em sua materialidade, pode assumir uma posição de objeto desencadeador de práticas de leitura e de reminiscências. Para a efetivação do trabalho, utiliza-se relatos de experiências de leitura através de entrevistas com pessoas que guardaram seu primeiro livro de leitura. As observações dessa pesquisa apontam que a constituição de um leitor não se restringe, apenas, à aquisição da leitura e da escrita ou à sua dimensão decodificadora, mas antes e, em tal medida ao domínio dessa habilidade, estão os sentidos produzidos a partir das diversas experiências de leituras, propiciada por outro leitor e pela interação construída com e sobre a materialidade de um impresso. Com base nas perspectivas de Chartier (1994, 1996) sobre a história do livro; de Benjamin (1994) e de Larrosa (2002) sobre a experiência, busca-se apreender quais sentidos, valores e sentimentos podem estar agregados a um objeto-livro no decorrer do tempo. |