Oral (Tema Livre)
532-1 | Um Amor de Swann de Marcel Proust: quando sentimento e arte se entrelaçam | Autores: | Maria Cristina Vianna Kuntz (PUC-SP-COGEAE - Pontifícia Universidade Católica) |
Resumo Antoine Compagnon afirma que no romance Um amor de Swann de Marcel Proust, a relação entre o protagonista Swann e sua amante, Odette baseia-se
em um quadro de Boticcelli e na “Pequena Frase” da sonata de Vinteuil (COMPAGNON, 1989. Assim, além da “palavra”, do “canto” proustiano a fascinação deste romance repousa nas relações que o autor estabelece entre as artes e os sentimentos de Swann, o protagonista. Este cria uma imagem ideal : ele vê Odette no quadro renascentista, identifica seu amor à « Pequena Frase» de uma sonata. Nasce, assim, um sentimento muito forte que se constrói a partir dessas obras de arte. Os conceitos de imanência e transcendência (GENETTE, 1994), de certa forma, nos permitem compreender o sentimento do protagonista que se ampliará e fortalecerá de tal maneira a não admitir as evidências de traição de sua amante. Entretanto um dia, o encontro com a realidade será inevitável e então o que restará de seu amor será apenas a « memória», a lembrança dos primeiros tempos que finalmente ele terá que esquecer. Mas a arte transcende o tempo e o amor; e de sua desilusão restará apenas a beleza da arte que Swann guardará em seu coração. Assim, vemos que pathos e ethos se entrelaçam e formam o cerne deste romance construindo uma obra singular, cujo fluxo contínuo entre as artes formará a tessitura da palavra. Um amor de Swann é, pois, muito mais que uma narrativa de intriga amorosa, é um texto “produtivo”, que exige a participação do leitor para a construção do significado. É uma escrita que se constrói a partir da imaginação do protagonista relacionando-a com a arte. Mesmo ante a descoberta da realidade no final do romance, ele estabelecerá laços com a pintura e com a música. Portanto veremos que, anunciando a modernidade do século XX, a significância (BARTHES, 1980) desse romance residirá no cruzamento da pintura, da música e da Literatura (KRISTEVA, 1981). Nesta comunicação pretendemos examinar os laços que unem os sentimentos do protagonista e as obras de arte pictórica e musical e o alcance dessa construção literária.
Palavras-chave:Literatura Francesa; Literatura do século XX; Literatura e arte; Intertextualidade
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