Oral (Tema Livre)
509-1 | Augusto de Campos e a música contemporânea do século XX: escuta e invenção | Autores: | Marcus Vinicius Marvila das Neves (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) |
Resumo Pretende-se nesta comunicação discutir a relação do poeta Augusto de Campos (1931-) com a música contemporânea do século XX, mais precisamente aquela denominada música de invenção. Para tanto é preciso por em foco tanto o livro-mosaico de crítica especializada homônimo ao termo cunhado pelo autor, quanto alguns testemunhos pessoais espacializados ao longo de sua carreira sobre a preferência por determinados compositores. Ainda chamaremos à baila, quando necessário, poemas que homenageiam ou citam, direta e indiretamente, essa mesma seleta de músicos que são apresentados em seus textos críticos como modo de observar os reflexos da escuta de Campos na sua própria produção poética. Subjacente à discussão estará a ideia do que chamamos de paideuma sonoro, construído pelo poeta ao longo de sua atuação na intersecção entre as artes, aqui, especificamente entre música e poesia. Tomaremos como fortuna crítica, entre outros, Aguilar (2005), Gubernikoff (2004), Pound (1977), Caesar (2007), Nascimento (2005), Antunes (2003), Ferraz (2005), Cage (1985) além das antologias Viva Vaia (1979; 2001), Despoesia (1994), Não (2003) e Música de invenção (1998). |