XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:551-1


Oral (Tema Livre)
551-1As cartas infantis para Lobato: uma relação inspiradora
Autores:Celia Maria Escanfella (SENAC - Centro Universitário SENAC-SP) ; Ana Lucia Reboledo Sanches (SENAC - Centro Universitário SENAC-SP)

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a correspondência passiva enviada por crianças para o autor brasileiro de literatura infantil Monteiro Lobato, como parte de projeto mais amplo e transdisciplinar em andamento. Para tanto foram analisadas 30 cartas de crianças de um universo de 245 cartas, enviadas entre 1932 a 1946, disponíveis no arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP). Observa-se, com base nas análises preliminares, a capacidade crítica e reflexiva das crianças quanto às histórias e seus personagens, quanto à materialidade do livro (ilustração, erros e formato dos livros), quanto a assuntos polêmicos abordados nas obras, posição política e ideológica e perspectiva educativa adotada pelo autor. Evidencia-se que essa correspondência instigava Lobato a considerar as sugestões e pedidos infantis, pois a ação discursiva das crianças expressa o desejo de interferir e participar de sua produção. Revela-se, assim, na interação com o autor, a ação protagonista das crianças e a relação inspiradora para sua obra.