XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:674-1


Oral (Tema Livre)
674-1ENTRE FRINCHAS, A POÉTICA DO MICROCONTO BRASILEIRO
Autores:Luciene Lemos de Campos (SED-MS - Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul)

Resumo

O conto é o gênero narrativo que melhor tem se adaptado às inovações tecnológicas neste início de século. Entretanto, se existe entre ele e outras narrativas contemporâneas — contos curtos, microcontos, minicontos, literatwitter — algum elemento comum, essas narrativas-relâmpagos, no âmbito dos estudos literários, carecem de referencial e estudos mais aprofundados, quer no domínio da estética, quer no âmbito da poética, quer na atuação da crítica literária. O êxito da micronarrativa contemporânea, assim nos parece, está na perturbação e na sedução desconcertantes que provoca no leitor. Ao economizar palavras, o ficcionista abre um mar de sentidos para os estudos dessa literatura de ficção, ao mesmo tempo em que dialoga e devora outras vozes poéticas, o que aponta para uma mudança de paradigma da tessitura e da investigação da nova prosa literária ficcional. Assim, o microconto é guiado por uma visão crítica e seletiva que fragmenta as narrativas primeiras e, em contrapartida, nas frinchas da intertextualidade, emerge. A proposta estética que o microconto realiza não surge como decalque da prosa tradicional, mas como espaço intervalar, uma terceira-margem poética, um entre-lugar que desloca e anula a antiga noção de centro cultural hegemônico, de certo modo realizando a fórceps a proposta goetheana da weltliteratur. Nesse sentido, este trabalho se propõe como uma reflexão acerca da micronarrativa brasileira contemporânea.Nosso corpus,no que se refere à literatura brasileira, contempla a obra Os  cem  menores  contos  brasileiros  do  século, e também recolhe microficçções selecionadas do twitter e de outras fontes da internet. Para subsidiar o estudo, temos por embasamento referencial proposições de Lauro Zavala, Luis Costa Lima, Roland Barthes, Silviano Santiago e Wolfgang Iser. PALAVRAS-CHAVES: Entre-lugar; Intertextualidade; Literatura brasileira.