Oral (Tema Livre)
165-1 | POESIA NEGRA, JAZZ E CAPOEIRA: O CANTO, A PERFORMANCE E A MEMÓRIA DO CORPO.
| Autores: | Elio Ferreira de Souza (UESPI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ) |
Resumo A partir do estudo da poesia negra, faço um paralelo entre literatura, jazz/blues e a capoeira. Destaco a estética, a temática, a função social e política da Literatura Afro-descendente, do jazz e da capoeira. As estratégias da negaça na capoeira e sua migração para a escrita literária da diáspora africana. Mapeio semelhanças e diferenças na performance do poeta negro, do jazzista e do capoeirista, que evocam a memória gestual do corpo em relação com o narrar, o canto, a dança, a luta, a ginga, a trama, a dissimulação, a esquiva e o ataque, a intervenção. Falo da poesia, da capoeira e do jazz como cultura de resistência e deslocamento de estereótipos e preconceitos raciais. Discorro sobre a gênese, criação/recriação e difusão do jazz inventado pelos afro-norte-americanos e a capoeira, esta criada no Brasil pelo cativo africano, banto ou bantu. Enfatizo o canto de “chamada e resposta”, co-réplica (call-response) da tradição africana e da herança griot, cujos modelos estéticos e argumentos criativos migraram para as canções, cantigas e para a poesia afrodescendente das Américas. Assim, a sociedade comunal definiu a antifonia dos cantos tribais africanos, este narrar traduz a intercomunicação e a ação dialógica e solidária entre os membros do grupo, significando a interação participativa da coletividade durante a celebração de cultos aos deuses, à natureza, aos ritos de iniciação, passagem ou intervenção, representados pela narrativa oral, poemas, cantos e canções que convocam à epifania da poesia e sua enunciação: a música, a dança, a performance, a ação gestual do corpo, a façanha de contar uma história, o encantamento, a sedução, a perversão.
Palavras-chave: Literatura Afro-descendente. Poesia negra. Jazz. Capoeira.
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