Oral (Tema Livre)
429-1 | O PARAÍSO DE DANTE E O PARAÍSO DOS APÓCRIFOS
| Autores: | Silvana de Gaspari (UFSC - Universidade FEderal de SAnta CAtarina) ; Silvana de Gaspari (UFSC - Universidade FEderal de SAnta CAtarina) |
Resumo Este é um trabalho de pesquisa que perpassa a literatura sacra, a literatura profana, a literatura italiana e a análise de textos críticos italianos e estrangeiros, que giram em torno do poema de Dante Alighieri, buscando estimular a leitura de suas obras entre nós brasileiros. Para tal, o que se evidenciou foi buscar e analisar textos que tratassem de viagens ao mundo extraterreno, no âmbito das narrativas anteriores à elaboração da Divina Comédia.
A relevância desta pesquisa se dá também pelo fato de que Dante Alighieri, por meio de sua obra, tem sido lido ao longo dos séculos e tem sido considerado um dos maiores autores da literatura universal. Além de ser conhecido como o “criador da literatura italiana” e “criador da língua italiana”, foi na literatura ocidental quem, em primeiro lugar, produziu uma obra onde o divino, o profano e o terreno se encontraram em aspectos ligados à moral, à política, às crenças e à sabedoria de seu tempo.
Aqui também serão apresentadas as visões literárias do céu, expressas por Enoque e Isaías, nos Evangelhos apócrifos, em comparação com a visão celestial de Dante Alighieri.
|