SIMPÓSIO 16 - DRAMATURGIA E OUTRAS ARTES   
André Luís Gomes ( UnB ) - andrelg.unb@uol.com.br

Resumo: As relações entre a literatura e outras artes se evidenciam quando obras literárias são transcriadas no palco, nas telas de cinema ou em outro suporte artístico. O simpósio se propõe a discutir estas relações tendo em vista as tendências contemporâneas na criação cênica e nos textos dramatúrgicos.

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS


A CIDADE COMO DRAMATURGIA DO TEATRO "DE INVASÃO"
por ANDRÉ CARREIRA
 
JANGO (TRAGEDYA EM 3 ATOS) E TERRA EM TRANSE: O POLÍTICO E O POPULAR EM GLAUBER ROCHA NO CONTEXTO DOS ANOS 1960 E 1970
por ARLINDO REBECHI JUNIOR
 
NELSON RODRIGUES E ANTIKATÁRTIKA TEATRAL - O JOGO NARRATIVO DO ESPETÁCULO 17 X NELSON: O INFERNO DE TODOS NÓS
por CARLA CRISTINA FERNANDES SOUTO
 
A INFLUÊNCIA DA POÉTICA ARTAUDIANA NO TEATRO CONTEMPORÂNEO
por CARLA MEDIANEIRA ANTONELLO
 
O OBJETO-SUJEITO NA DRAMATURGIA
por NEREIDE DE OLIVEIRA SANTIAGO
 
O REBAIXAMENTO CÔMICO DA CONCILIAÇÃO ENTRE A ARISTOCRACIA CAFEEIRA DECADENTE E A ASCENDENTE BURGUESIA INDUSTRIAL IMIGRANTE
por ROSEMARI BENDLIN CALZAVARA
 
ANDROGINIA E INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO EM SAMUEL BECKETT
por ALEX BEIGUI DE PAIVA CAVALCANTE
 
"MÃE CORAGEM": NUMA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
por CLARICE DA SILVA COSTA
 
DRAMATURGIA TRANS-IBÉRICA: RAUL BRANDÃO E VALLE-INCLÁN
por FERMÍN VAÑÓ IVORRA FILHO
 
DE JULIETA À PEÇA-FÓRUM JULIETS
por MARGARIDA GANDARA RAUEN
 
"CAMINO REAL", DE TENNESSEE WILLIAMS: RUPTURAS FORMAIS E LINGUAGEM CÊNICA NO PERCURSO DE UMA MONTAGEM PIONEIRA
por MARIA SILVIA BETTI
 
A REPRESENTAÇÃO DE OSCAR WILDE COMO PERSONAGEM EM DE PROFUNDIS E EM DE AMOR ENCARCEIRADO OU A PAIXÃO DE OSCAR WILDE
por ROSANA BAÚ RABELLO & MARISA CORRÊA SILVA
 
A CEGUEIRA EM SÊNECA E SHAKESPEARE
por TEREZA PEREIRA DO CARMO
 
OS PAPÉIS E AS FALAS DA DRAMATURGIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
por ANDRÉ LUÍS GOMES
 
DIÁLOGOS: AS MULHERES DE HENRIK IBSEN E LEILAH ASSUNÇÃO
por LAURA CASTRO DE ARAUJO
 
A CASA QORPOSANTENSE
por LILEANA MOURÃO FRANCO DE SÁ
 
DRAMATURGIA E CINEMA: 'MILAGRE NA CELA' DE JORGE ANDRADE
por LUIZ HUMBERTO MARTINS ARANTES
 
O TEATRO EM CENA NO ROMANCE
por MARIA HELENA DE MOURA ARIAS
 
AS REMINISCÊNCIAS ÉPICO-POLÍTICAS: O DIÁLOGO DAS OBRAS "MAJOR BARBARA" DE BERNARD SHAW E "MÃE CORAGEM E SEUS FILHOS" DE BERTOLD BRECHT
por MAYRA OLIVEIRA PEREIRA BRITO


[ VOLTAR ]