SIMPÓSIO 26 - LITERATURA BRASILEIRA. DO REGIONAL AO UNIVERSAL: INTERTEXTO E TRANSCULTURAÇÃO   
Francis Paulina Lopes da Silva ( Centro Universitário de Caratinga - UNEC ) - francispls@terra.com.br
Maria de Lourdes Abreu de Oliveira ( Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JF ) - lurabreu@terra.com.br

Resumo: A Literatura Brasileira e seus múltiplos diálogos transculturais, como busca e afirmação da identidade, do regional, nacional, em direção ao universal. Artes e culturas em diálogo, no trânsito entre escritor, leitor, escritura e mundo, no jogo entre ficção e realidade. As linguagens visual e verbal no confronto entre literatura e mídia. O universo da narrativa: do literário ao cinematográfico e vice-versa. Abordagem de textos de escritores brasileiros, que tornem manifesta a experiência urbana, destacando-se o papel da civilização das imagens e a importância do olho da câmara no mundo contemporâneo. Técnicas cinematográficas a serviço da literatura e vice-versa. Alargamento do horizonte perceptivo do narrador: Revolução visual na tessitura literária. Leitura de textos fílmicos oriundos de textos literários brasileiros, com ênfase na questão do discurso amoroso. Do hipertexto (= texto B = fílmico) ao hipotexto (= texto A = literário).

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS

MEMÓRIAS DO CÁRCERE: DO HIPOTEXTO AO HIPERTEXTO
por ANDREA DA SILVA BAPTISTA VELOSO
 
LITERATURA E CINEMA: UMA LEITURA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO ATO DE COMER
por MARIA VIRGINIA LOPES DA SILVA & FRANCIS PAULINA LOPES DA SILVA
 
DO LITERÁRIO AO CINEMATOGRÁFICO: UMA LEITURA DE "O PIANO"
por PATRICIA CIMINO CAVALIERI BRANDÃO
 
MONTAGEM CONTRASTIVA EM O CORTIÇO E QUARTO DE DESPEJO: A DENÚNCIA PELO OLHO-CÂMARA
por FRANCIS PAULINA LOPES DA SILVA
 
IDENTIDADE NACIONAL: O MODELO DE NAÇÃO PARA PLINIO SALGADO EM TREPANDÉ
por LEANDRO PEREIRA GONÇALVES
 
FONTES IBIAPINA: O REGIONAL E O UNIVERSAL NAS HISTÓRIAS DE VIDA DO NORDESTINO

por RAIMUNDA CELESTINA MENDES DA SILVA
 
IDEOGRAMA E PENSAMENTO SELVAGEM - A ARTE E A CIÊNCIA DO YÃMÌY MAXAKALI, UM GÊNERO DE POESIA INDÍGENA
por CHARLES ANTÔNIO DE PAULA BICALHO
 
CULTURA E IDENTIDADE LOCAL: LITERATURA REGIONAL
por TEREZA RAMOS DE CARVALHO
 
INTERTEXTUALIDADE ENTRE A OBRA DE OLHOS FECHADOS, DE MARIA DE LOURDES ABREU DE OLIVEIRA E A TRAGÉDIA GREGA, REI ÉDIPO, DE SÓFOCLES
por LEILA ROSE MÁRIE BATISTA DA SILVEIRA MACIEL
 
A NECESSIDADE DO ALIMENTO DA FANTASIA HUMANA: O DRAMA EXISTENCIAL DO APOSENTADO EM "VIAGEM AOS SEIOS DE DUÍLIA", DE ANIBAL MACHADO
por MOEMA RODRIGUES BRANDÃO MENDES
 
A VIAGEM E SUAS DEMANDAS: TRAVESSIAS EM DOM QUIXOTE, DE MIGUEL DE CERVANTES, E EM "CARA-DE-BRONZE", DE GUIMARÃES ROSA
por SANDRA CRISTINA DE MEDEIROS
 
A MONTAGEM NA NARRATIVA INVENTÁRIO DO INÚTIL DE ELIAS JOSÉ
por MARIA JOSÉ LADEIRA GARCIA
 
LITERATURA, TELEVISÃO, GLOBALIZAÇÃO, TRANSDISCIPLINARIDADE E INTERNET
por PEDRO PIRES BESSA
 
LITERATURA DE MASSA NA PERSPECTIVA DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO
por MÁRCIA ADRIANA DE SOUZA VERONA
 
MORTE E MEMÓRIA, FOTOGRAFIA E ESCRITA
por JOSÉ GERALDO BATISTA


[ VOLTAR ]