SIMPÓSIO 02 - A ADAPTAÇÃO LITERÁRIA E TEATRAL DE CLÁSSICOS NA CONTEMPORANEIDADE
Mariza Martins Furquim Werneck ( Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ) - mmfw@uol.com.br
Tânia Alice Feix ( Universidade Federal de Ouro Preto ) - taniaalice@hotmail.com
Gilson Moraes Motta - mottagilson@oi.com.br

Resumo:
Considerando que uma das vertentes principais das artes contemporâneas encontra-se na releitura dos textos clássicos, nesse Simpósio, numa abordagem transdisciplinar (letras, artes, antropologia, filosofia) pretendemos abrir espaço para discutir a forma como os criadores literários e teatrais da atualidade abordam as obras do passado, sejam elas teatrais, romanescas, poéticas ou ensaísticas. Valorizando, portanto, a abordagem comparativa, o Simpósio busca focar os debates na adaptação de clássicos e/ou de suas estruturas formais em linguagem contemporânea – seja ela literária ou cênica. Através das diferentes adaptações, recriações e transposições, o Simpósio propõe uma reflexão sobre a transformação de diversos conceitos e temas privilegiados nos textos clássicos, como o amor, o erotismo, o trágico, a morte, a identidade, o poder, entre outros, tentando entender de que maneira as formas do passado são reinterpretadas na atualidade. Por intermédio dessa reflexão, o Simpósio fomenta discussões acerca dos traços estilísticos da Pós-Modernidade estética. Devemos considerar que, diferente das peças ou textos modernos, que encontram no realismo sua marca fundamental, o texto clássico parece possuir uma maior abertura para a assimilação das linguagens contemporâneas. Assim, o que pretendemos valorizar no Simpósio é justamente como o texto clássico dialoga com o receptor atual e com as diferentes linguagens estéticas da pós-modernidade, como a paródia, a fragmentação, a performance, a descontinuidade, a desconstrução, a ironia, entre outros.

 


COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS

O LUTO ASSENTA EM ELECTRA? EUGENE O’NEILL E O APRISIONAMENTO DO MITO CLÁSSICO NOS LABIRINTOS DA MODERNIDADE
por SANDRA LUNA
 
FEDRA: RELEITURAS DE UM DESTINO
por TANIA ALICE FEIX
 
TRAGÉDIA E ENCENAÇÃO NO TEATRO BRASILEIRO: UM BREVE HISTÓRICO
por GILSON MORAES MOTTA
 
O TEATRO DESAGRADÁVEL DE NELSON RODRIGUES
por LÍVIA APARECIDA BURLIM
 
BURITI: UMA ANTITRAGÉDIA RODRIGUIANA
por MARIZA MARTINS FURQUIM WERNECK
 
FEDRA EM VILA RICA: OS SINOS DA AGONIA, DE AUTRAN DOURADO

por CLAUDIA CRISTINA MAIA
 
DRAMATURGIA CLÁSSICA E MODERNA: DAS NOVAS LEITURAS DO MITO ÀS ADAPTAÇÕES TEATRAIS E CINEMATOGRÁFICAS
por AGNALDO RODRIGUES DA SILVA
 
MEDÉIA, DE EURÍPIDES, E O CINEMA DE PASOLINI: CIVILIZAÇÃO E ANGÚSTIA
por ULYSSES MACIEL DE OLIVEIRA NETO
 
ANÁLISE DESCRITIVA DA TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS DA OBRA PYGMALION DE GEORGE BERNARD SHAW POR MILLÔR FERNANDES
por PRISCILA FERNANDA FURLANETTO

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS

ECOS DA TRAGÉDIA CLÁSSICA NA OBRA TEATRAL DE T. S. ELIOT
por CÉLIA GUIMARÃES HELENE

[ VOLTAR ]