SIMPÓSIO 06 - A LITERATURA OITOCENTISTA: DIÁLOGOS E INTERSECÇÕES  
Paulo Motta Oliveira ( Universidade de São Paulo ) - pmotta@usp.br
Aparecida de Fátima Bueno ( Universidade de São Paulo ) - fabueno@usp.br

Resumo: O principal objetivo deste simpósio é o de poder contribuir para o desenvolvimento dos estudos sobre o século XIX, buscando, em especial, através de diferentes estratégias, promover uma revisão do cânone oitocentista, propondo uma nova luz sobre o período em conjunto, ou sobre autores e obras específicas, ou ainda sobre a forma como esses autores e obras são estudados e apresentados em manuais e aulas do Ensino Médio à Pós-Graduação. Tendo como principal interesse – mas não único – as literaturas de língua portuguesa, pretendemos refletir sobre os vários contatos entre as literaturas nacionais, as relações entre os espaços e a produção literária e, ainda, sobre as formas como os séculos posteriores reelaboraram, valorizaram e reescreveram a herança oitocentista

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS


ASFIXIA DO PARADIGMA ROMÂNTICO. DO IDEAL À PROPOSTA ESTÉTICA E À NÃO-PROPOSTA
por MARIA DO ROSÁRIO LUPI BELLO
 
A SÁTIRA: UM CAMINHO PARA DESVENDAR CAMILO CASTELO BRANCO
por FLAVIA MARIA CORRADIN
 
O ROMANCE BRASILEIRO DE GARRETT
por PAULO ELIAS ALLANE FRANCHETTI
 
O PRIMO BASÍLIO OU UM IRÔNICO REQUIEM PARA O ROMANTISMO
por JORGE VALENTIM
 
BALZAC E TOCQUEVILLE: A MUDANÇA SOCIAL NA FRANÇA REVOLUCIONÁRIA
por SARA REGINA RAMOS CORDEIRO
 
UMA GOMORRA SUBMERSA (FIALHO DE ALMEIDA EM DIÁLOGO COM A PROSA DE FICÇÃO PORTUGUESA NO SÉCULO XIX)
por SÉRGIO NAZAR DAVID
 
O NARRADOR CAMILIANO: UM ILUSTRE DESCONHECIDO
por JULIANA YOKOO GARCIA
 
A REPRESENTAÇÃO FICCIONAL DO VESTUÁRIO NA CONSTRUÇÃO DO DESEJO MIMÉTICO: ESTUDO DOS CONTOS "O CAPOTE", DE GOGOL E "O ESPELHO", DE MACHADO DE ASSIS
por SUSANA COUTINHO DE SOUZA
 
ONDE ESTÁ A FELICIDADE?: REFLEXÕES ACERCA DA FICCÇÃO
por MOIZEIS SOBREIRA DE SOUSA
 
CÂNONE TARDIO DO PARNASO MINEIRO, 1887
por MARIA FRANCELINA SILAMI IBRAHIM DRUMMOND
 
A MUNDIVIDÊNCIA ROMÂNTICA E O FIN-DE-SIÈCLE: A EUFORIA E A DISFORIA DO SUJEITO POÉTICO
por ANNIE GISELE FERNANDES
 
A SÁTIRA CAMILIANA E O CONTEXTO CULTURAL OITOCENTISTA PARODIADO
por LUCIENE MARIE PAVANELO
 
O ARQUÉTIPO FÁUSTICO EM A QUEDA DUM ANJO, DE CAMILO CASTELO BRANCO
por ADRIANO LIMA DRUMMOND
 
O VÉU DIÁFANO: OLHAR, LEITURA E TRANSPARÊNCIA NO ROMANCE SENTIMENTAL EUROPEU E NA LUCÍOLA DE ALENCAR
por ANDRÉ CABRAL DE ALMEIDA CARDOSO
 
A DESMEDIDA EM OS MAIAS DE EÇA DE QUEIRÓS
por LUCIANA FERREIRA LEAL
 
CAMILO CASTELO BRANCO: O REALISMO EM EUSÉBIO MACÁRIO
por TATIANA DE S. ALVES MOYSES
 
VICTOR HUGO E BAUDELAIRE: IMAGENS POÉTICAS DO URBANO
por GRACE ALVES DA PAIXÃO
 
ZOLA E O MUNDO LUSÓFONO: UMA VISADA À DISTÂNCIA
por PAULO MOTTA OLIVEIRA
 
RUBÉN DARÍO, LEITOR DE CRUZ E SOUSA? UMA HIPÓTESE MENOSPREZADA DE ANDRADE MURICY
por ANDRÉ FIORUSSI
 
A FORMAÇÃO DAS HISTÓRIAS LITERÁRIAS NO BRASIL
por CARLOS AUGUSTO DE MELO
 
MANUEL DE OLIVEIRA PAIVA NO CONTEXTO HISTORIOGRÁFICO DA LITERATURA BRASILEIRA
por ELISANGELA APARECIDA DA ROCHA
 
O NACIONALISMO ALENCARIANO DE GILBERTO FREYRE: INFLUXOS RECÍPROCOS
por CARMEN DE FÁTIMA HENRIQUES DA MATTA

CAMILO CASTELO BRANCO E A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA
por ANA LUÍSA PATRÍCIO CAMPOS DE OLIVEIRA

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS

DE SANTOS, BRUXAS E MENDIGOS: IMAGENS DA PENITÊNCIA NA OBRA DE CAMILO
por APARECIDA DE FÁTIMA BUENO


ANTÓNIO FELICIANO DE CASTILHO, UM POETA-CRÍTICO OITOCENTISTA: ENTRE A TRADIÇÃO E A RENOVAÇÃO
por IDA MARIA SANTOS FERREIRA ALVES

GONÇALVES DIAS E A ESCRAVIDÃO
por WILTON JOSÉ MARQUES
 
GONÇALVES DIAS: HISTÓRIA PROFÉTICA DO BRASIL
por CILAINE ALVES CUNHA

TRADIÇÃO E RUPTURA EM CASTRO ALVES
por ELCIO LUCAS DE OLIVEIRA
 
SESQUICENTENÁRIO DE ALBERTO DE OLIVEIRA: O FUNDAMENTO MODERNO DE SUAS POESIAS
por CAMILLO BAPTISTA OLIVEIRA CAVALCANTI


"CORAÇÃO, CABEÇA E ESTÔMAGO": O SENTIMENTO, A RAZÃO E O BEM ESTAR
por ISABELA APARECIDA LOPES

"A ESPANHA": UM EXERCÍCIO DE CRÍTICA IMANENTE DA IDEOLOGIA BURGUESA POR EÇA DE QUEIRÓS
por JOSÉ CARLOS SIQUEIRA

"ESTE MUNDO DENTRO DA MORTE": UMA LEITURA DE "IMPROBUS AMOR", DE FREDERICO JOSÉ CORREIA, COMO ALEGORIA DA MORTE
por  DANIEL SANTANA DE JESUS
 
DONA GUIDINHA DO POÇO: A (IN)VERSÃO DO SERTÃO
por MARTA CÉLIA FEITOSA BEZERRA



[ VOLTAR ]