SIMPÓSIO 05 - A IMAGEM E O VERBO 
Leila de Aguiar Costa - laguiar.c@uol.com.br

Resumo: Pensar a imagem: ao longo dos séculos, os mais diversos discursos, que transitam entre diferentes disciplinas ligadas às artes e às poéticas literárias, dedicaram-se a compreender como a imagem dá-se a ver e a ler e quais suas relações que entretém com o real, com o visível e o invisível. Pensar a imagem significa, pois, buscar entender as relações que se estabelecem entre o visual e o escritural, num convite ao diálogo interdisciplinar, que envolve sobretudo a história, a teoria e a crítica literária e a história, teoria e crítica de arte. A interdisciplinaridade supõe, aqui, um cruzamento crítico das disciplinas: para os discursos da arte, significa teorizar sobre as operações discursivas que lhes conferem legitimidade e eficácia; para os discursos do literário, significa situar os textos no interior das práticas simbólicas e refletir sobre suas articulações com os objetos visuais. Situando-se, pois, entre o visível e o dizível, entre o inteligível e o legível, literária e visual­, a imagem convida a leituras capazes de dar conta de suas manifestações, operações e procedimentos. O objetivo desse simpósio é, assim, o de decifrar, interpretar, desvelar ou desvendar, e mesmo inquietar e contestar, as possíveis transposições entre o textual e o visual, sem quaisquer limitações cronológicas. Descobrir, enfim, os caminhos, por vezes insuspeitos, trilhados pelo texto e pela imagem, que partem da ekphrasis e chegam às diversas práticas derivadas que traduzem o impacto das obras visuais sobre o imaginário dos escritores.

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS

CLARICE LISPECTOR E HIERONYMUS BOSCH: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?
por MARIA EUGÊNIA CURADO
 
MARCO ZERO: O MURAL DE PALAVRAS DE OSWALD DE ANDRADE
por ANA MARIA FORMOSO CARDOSO E SILVA
 
A RELAÇÃO EKPHRÁSICA NA ESTRUTURA NARRATIVA DE O CONQUISTADOR
por GISMARA ROSANE GARCIA
 
OLHAR O REAL: O [RE]FUNDAMENTO DE UMA DISTÂNCIA
por RODRIGO SILVA IELPO
 
VER E SENTIR: STENDHAL E AS ARTES VISUAIS
por LEILA DE AGUIAR COSTA
 
ALICE NO UNIVERSO DA PERCEPÇÃO VISUAL, UMA LEITURA SEMIOLÓGICA DE ALICE IN WONDERLAND DE LEWIS CARROL
por FERNANDA DONATO
 
O CONCEITO BARTHESIANO DE TEXTO EM UM ESTUDO DE MARCEL PROUST
por ALCIONE CORREA ALVES
 
A DIMENSÃO IMAGINÁRIA DA PALAVRA – O QUINTO IMPÉRIO EM PALAVRA E UTOPIA DE MANOEL DE OLIVEIRA
por CAROLIN OVERHOFF FERREIRA
 
INTERVALO IMPRECISO: PALAVRAS, IMAGENS, PERFORMANCE
por LILIA LOMAN
 
RELAÇÕES RACIAIS NA LITERATURA INFANTIL: UMA CONSTRUÇÃO DE PALAVRAS E IMAGENS
por CELIA MARIA ESCANFELLA
  
O VIDRINHO COM CUSPE: EVANDRO AFFONSO FERREIRA E ALGUMA VIDA INFAME
por JÚLIA STUDART
 
ALLEN GINSBERG & ERIK DROOKER: ILLUMINATED POEMS AS A LITERARY, VISUAL AND CULTURAL SITE OF MEDIA CONTESTATION
por MARTINA PFEILER
 
COMUNICAÇÕES APRESENTADAS

MANOEL DE BARROS E FRANCIS PONGE: IMAGENS DA INFÂNCIA OU INFÂNCIA DA IMAGEM?
por MARA CONCEIÇÃO VIEIRA DE OLIVEIRA


UMA LEITURA FENOMENOLÓGICA DO POEMA "PROLETARIAN PORTRAIT", DE WILLIAM CARLOS WILLIAMS
por ALCIDES CARDOSO DOS SANTOS
MEMÓRIAS DE ARIADNE EM PABLO PICASSO
por JULIANO GAESCHLIN ALONSO

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