SIMPÓSIO 33 - LITERATURA E TELEDRAMATURGIA 
Elzira Divina Perpétua ( UFOP ) - elzira@ichs.ufop.br

Resumo: O intercâmbio entre a literatura e a imagem virtual iniciado com o cinema só fez aumentar, no Brasil, desde o advento da televisão, haja vista o crescimento da teledramaturgia, que tem na telenovela sua maior representante. Ismael Fernandes, em Memória da telenovela brasileira, aponta que entre 1963 e 1997, 457 novelas foram levadas ao ar, em oito emissoras brasileiras. Desse total, segundo Leni Nobre de Oliveira, na tese de doutorado defendida, em 2006, na UFMG, 178 telenovelas envolvem textos literários de gêneros diversos, dentre as quais 149 de literatura brasileira. E soma número igualmente impressionante de minisséries: 81 produções no Brasil, entre 1965 e 2003, com a utilização de 94 fontes, sendo 58 de obras brasileiras. A contar apenas os números, a televisão brasileira estaria transformada num suporte promotor da literatura veiculada pelos livros. Porém muito há para se dizer sobre o papel da TV em relação ao conhecimento geral da cultura literária, de autores e obras. Este simpósio propõe refletir sobre a importância da teledramaturgia brasileira na área dos estudos comparados. Além de análises que apontem os elementos narrativos presentes no processo das adaptações literárias para a TV, a proposta pretende levar a discussão para o âmbito da recepção e da tradução intersemiótica e, considerando a linguagem da televisão como um sistema de signos aberto a várias possibilidades, refletir sobre a teledramaturgia como um fenômeno capaz de redimensionar o sentido da cultura e sobre o papel do intelectual e das mídias para o leitor.

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS

JOÃO CABRAL DE MELO NETO: O ERUDITO SEVERO VERSUS O POPULAR SEVERINO
por CLÁUDIA COELHO
 
MAIS UM CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA: A HEROÍNA E SUAS METAMORFOSES
por PINA COCO
 
A LITERATURA E OS NOVOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
por POLIANA DUARTE BRAGA E BRAGANÇA
 
GRANDE SERTÃO: VEREDAS - QUANDO A EVIDÊNCIA TIRA A ESSÊNCIA OU A AÇÃO DA TV SOBRE A OBRA ROSEANA
por VERA LOPES DA SILVA
 
O ROMANCE EM MOVIMENTO: DO LIVRO À TV, DA TV AO DVD
por ELZIRA DIVINA PERPETUA
 
AS DESCONTINUIDADES CÊNICAS E A TÉCNICA DA MONTAGEM NO TELEDRAMA DE LUIZ FRANCISCO REBELLO
por MILCA DA S. TSCHERNE
 
A MAGIA DE CONTAR UMA HISTÓRIA
por ACIR DIAS DA SILVA
 
MEMORIAL DE MARIA MOURA EM DUPLA POÉTICA DE OLHAR
por IVO RENATO D’ÁVILA FRANÇA
 
UM CONTO POPULAR: DA ORALIDADE À MIDIA
por PLÍNIO ROGENES DE FRANÇA DIAS



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