SIMPÓSIO 18 - FORMAÇÃO DO BRASIL MODERNO: LITERATURA, CULTURA E SOCIEDADE   
Eleonora Ziller Camenietzki - eleonoraziller@uol.com.br
André Bueno ( UFRJ ) - bueno_andre@ig.com.br

Resumo: Este simpósio pretende discutir as relações entre processo social e as diversas formas de produção cultural, com destaque para o modo como a experiência literária brasileira se relaciona com aspectos diferentes desse processo. Por à luz os espectros gerados pelos impasses da modernização periférica e definir as suas formas de atualização no presente.

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS

CIDADE-CÁRCERE: VIOLÊNCIA E REPRESENTAÇÃO DAS CLASSES BAIXAS NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA por ANA PAULA SÁ E SOUZA PACHECO
 
DOCUMENTOS DA POBREZA, DESIGUALDADE OU EXCLUSÃO SOCIAL
por VICTOR HUGO ADLER PEREIRA
 
UM PASSEIO PELA CIDADE DE SÃO PAULO
por ANDRÉ BUENO
 
O JOGO DA IDENTIDADE EM POST SCRIPTUM DE JOSÉ VERÍSSIMO
por VILMAR HENRIQUE ANANIAS
 
RUBEM FONSECA, LEITOR DA FORMAÇÃO
por LUIS ALBERTO NOGUEIRA ALVES
 
PROCESSOS DE MODERNIZAÇÃO NOS CONTOS DE MÁRIO DE ANDRADE: PRIMEIRO ANDAR
por IRENÍSIA TORRES DE OLIVEIRA
 
NOVAS VOZES, VELHAS POLÊMICAS OU VELHAS VOZES E NOVAS POLÊMICAS OU NÃO HÁ NADA DE NOVO NO FRONT?
por ELEONORA ZILLER CAMENIETZKI
 
TEATRO, RETÓRICA E VIOLÊNCIA: UMA LEITURA DE "UM CRIME DELICADO", DE SÉRGIO SANT'ANNA
por JEFFERSON AGOSTINI MELLO
 
A MULHER E A CIDADE: IMAGENS DA MODERNIDADE BRASILEIRA EM QUATRO ESCRITORAS PAULISTAS por BIANCA RIBEIRO MANFRINI
 
A PERSPECTIVA DO NARRADOR EM CIDADE DE DEUS
por LÍVIA LEMOS DUARTE
 
AS MARCAS DA HISTÓRIA: UMA LEITURA DE "A CASA", DE MARÇAL AQUINO
por RICARDO KOICHI MIYAKE
 
CASA-GRANDE & SENZALA NA POESIA BRASILEIRA
por ÉVERTON BARBOSA CORREIA
 
HUMILDADE SEM CONCILIAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A POESIA DE MANUEL BANDEIRA
por WILSON JOSÉ FLORES JR.
 
DA A FLOR À NÁUSEA - DRUMMOND E BAUDELAIRE
por PAULO CEZAR MAIA
 
REDES MIDIÁTICO-DIGITAIS, LITERATURA E CULTURA
por MARTHA ALKIMIN
 
REGIONALISMO E SISTEMA LITERÁRIO BRASILEIRO
por HUMBERTO HERMENEGILDO DE ARAÚJO
 
UMA OU DUAS NOTAS SOBRE A NARRATIVA RURAL
por FERNANDO CERISARA GIL
 
A PONTE ENTRE O ARCAICO E O MODERNO: LEITURA DE UM POEMA DE JOÃO LINS CALDAS
por CASSIA DE FATIMA MATOS DOS SANTOS
 
UMA MODERNIDADE ÀS AVESSAS? "PROGRESSISTAS" E "CONSERVADORES" NA LITERATURA BRASILEIRA DA BELLE ÉPOQUE
por LUCIANA MURARI


COMUNICAÇÕES APRESENTADAS

CERTEZAS E ENGANOS: IMAGEM IDENTITÁRIA
por IVONE DARE RABELLO

OS TEMPOS DE JÓ OU DE K.: O QUE É UMA VÍTIMA?
por RICARDO PINTO DE SOUZA
 
A ESTRUTURA DO ENGANO E A CISÃO DO TECIDO HISTÓRICO-SOCIAL, NOS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS
por BETINA BISCHOF
 
NOBREZA POSTA À PROVA: TOM JONES E AS MEMÓRIAS
por GABRIELA HATSUE YUASA AZEKA

SENTIDOS PARA A FORMAÇÃO NACIONAL EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS
por DANIELLE DOS SANTOS CORPAS

NOVO CINEMA, NOVA LITERATURA: ESTRATÉGIAS DAS NOVAS ETNOGRAFIAS DOCUMENTAIS E LITERÁRIAS
por ALINE CRISTINE XAVIER DA SILVA
 
O POVO, SEGUNDO O SAMBA: CANÇÃO E POLÍTICA EM SAMBA NA MADRUGADA (1966), DE PAULINHO DA VIOLA E ELTON MEDEIROS
por MANOEL DOURADO BASTOS


A LITERATURA VISTA DE LONGE, DE FRANCO MORETTI, TRADUZIDA NO BRASIL
por ANSELMO PESSOA NETO


[ VOLTAR ]