SIMPÓSIO 13 - ARTES VISUAIS E LITERATURA NA CONTEMPORANEIDADE (DE MEADOS DO SÉCULO XX AOS DIAS DE HOJE)   
Andrea Saad Hossne ( Universidade de São Paulo ) - andreahossne@uol.com.br
Lúcia da Silva ( Université de Paris 8 ) - das_lucia@yahoo.fr

Resumo: Nota-se na produção literária contemporânea um intenso trânsito com as artes visuais. Se o fato em si não é novo, as últimas décadas do século XX e as primeiras do XXI ampliam esse trânsito de maneiras bastante específicas. Assim, não é raro encontrar-se narrativas que dialogam com a estrutura da história em quadrinhos, ela própria já uma expressão desse trânsito; textos fronteiriços entre a prosa e o poema que fazem uso da imagem ou do desenho; obras literárias que se desdobram em iconografias diversas, da ilustração do texto às artes plásticas etc. Além disso, não raro são os escritores-pintores e os pintores-escritores em atividade, alguns deles criando obras fronteiriças entre as duas artes, pertencentes aos mais diversos contextos culturais (como por exemplo, o argentino Ernesto Sábato, a canadense Margaret Atwood, o português Saúl Dias ou o brasileiro Nuno Ramos). Esse simpósio pretende abrir espaço para observação e investigação desse fértil trânsito, tanto na perspectiva analítico-interpretativa quanto na da reflexão teórica e metodológica sobre relações entre literatura e artes visuais. O recorte proposto é o da contemporaneidade entendida como o período entre meados do século XX e os dias atuais, comportando quaisquer contextos lingüísticos e culturais.

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS


 
MEMÓRIA, MATÉRIA E NARRATIVA NO TRÂNSITO ENTRE LITERATURA E ARTES PLÁSTICAS: UMA LEITURA DE TEXTOS DE NUNO RAMOS E DE IBERÊ CAMARGO
por ANDREA SAAD HOSSNE
 
IMAGENS DA DOR: NAS OBRAS DE FRIDA KAHLO E FLORBELA ESPANCA
por FRANCINE PEREIRA FONTAINHA DE CARVALHO.
 
UM SUAVE AZULEJO: O RETRATO AMBIVALENTE DA NAÇÃO EM "FADO TROPICAL" DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA
por ADRIANA COELHO FLORENT
 
ESCRITORES-ILUSTRADORES DE FOLHETOS DE CORDEL: PROCESSOS DE CRIAÇÃO POPULAR
por EVERARDO RAMOS
 
TEXTO E IMAGEM EM MANIA DE EXPLICAÇÃO DE ADRIANA FALCÃO
por DANIELA YURI UCHINO SANTOS
 
LITERATURA E ESCULTURA NO ROMANCE "UM AMOR FELIZ" DE DAVID MOURÃO-FERREIRA: UMA ARTE POÉTICA
por LUCIA DA SILVA
 
MARC CHAGALL E SERGIO SANT'ANNA NA ILUSTRAÇÃO DE DARCY PENTEADO
por MARIA LUIZA CALIM DE CARVALHO COSTA
 
OSMAN LINS: DEVANEIOS NEOÍSTAS E SITUACIONISTAS EM AVALOVARA
por LEONARDO MONTEIRO TROTTA
 
A ECFRASE COMO TÉCNICA DE TRANSCRIAÇÃO INTERSEMIÓTICA
por ERMELINDA MARIA ARAÚJO FERREIRA
 
LITERATURA E FOTOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DA CIDADE
por RODRIGO VASCONCELOS MACHADO
 
INTERFACES LÓGICO-RELACIONAIS NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA DO CONTO LÚCIA MCCARTNEY, DE RUBEM FONSECA
por NELMA ARONIA SANTOS
 
TENSÕES DA REPRESENTAÇÃO EM SÉRGIO SANT’ANNA E JOÃO CÂMARA
por REGINA DALCASTAGNÈ
 
AS RELAÇÕES INTERARTES EM JOSÉ SARAMAGO E ERNESTO SÁBATO
por ANDRESA FABIANA B. GUIMARÃES
 
LE CORPS- TÉMOIN DU GÉNOCIDE : LITTÉRATURE ET PEINTURE FACE À L'EXTRÊME
por ANNIE EPELBOIN
 
MIRA SCHENDEL E O VAZIO: A PROPÓSITO DE DESENHO 2, DO ACERVO MAC USP
por VERONICA STIGGER

[ VOLTAR ]