SIMPÓSIO 37 - LITERATURA; OUTRAS LINGUAGENS; OUTROS DISCURSOS
Flavio García ( UERJ ) - flavgarc@uol.com.br
Maria Geralda de Miranda ( UNESA/UNISUAM ) - mariamiranda@globo.com
Marcello de Oliveira Pinto ( UERJ ) - marcellodeoliveirapinto@gmail.com
Regina Michelli ( UERJ/ UNISUAM ) - r.michelli@uol.com.br

Resumo: Estudos Literários numa perspectiva comparatista, partindo do princípio básico de que a Literatura é, a um só tempo, uma linguagem artística e um discurso de saber. Com base neste postulado, salientam-se diálogos entre a Literatura, enquanto arte, e as demais artes e/ou entre a Literatura, enquanto saber, e os demais saberes. Destacam-se, ainda, diálogos interiores à prática literária, tanto no que diz respeito à sua linguagem artística quanto no que tange aos seus discursos de saber, sem deixar de apontar os diálogos existentes entre o fazer literário e suas história, teorias e críticas.

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS

LER E VER, ESCREVER E PINTAR: O POEMA COMO QUADRO
por ARMANDO GENS
 
LER, VER, SENTIR: O SABER NO DIÁLOGO ENTRE AS ARTES
por ELISA CRISTINA LOPES
 
JOSÉ GOMES FERREIRA: PINTOR DE UMA CIDADE ENTRE LUZ E SOMBRA
por ISABELITA MARIA CROSARIOL
 
ARTESANATOS DA MEMÓRIA: LITERATURA E IMAGEM EM JOSÉ DE ALENCAR
por DANIELLE CRISTINA MENDES PEREIRA RAMOS
 
CLARIDADE E CERTEZA: MOVIMENTOS DECISIVOS DA LITERATURA EM CABO VERDE
por JUREMA JOSÉ OLIVEIRA
 
APROXIMAÇÕES: MICHEL FOUCAULT E PAUL AUSTER
por VIVIAN BERNARDES MARGUTTI
 
O HERÓI PROBLEMATIZADO EM VIVA O POVO BRASILEIRO, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO
por MARIA GERALDA DE MIRANDA
 
NOVO, TRADIÇÃO E PERMANÊNCIA NO CORAÇÃO DO MODERNISMO: POÉTICA DE PAULINHO DA VIOLA NA "MPB PÓS-BOSSA NOVA"
por ROBERTO JOSE BOZZETTI NAVARRO
 
A ELOQÜÊNCIA DAS VOZES SILENCIADAS: UMA LEITURA DE LOS SANTOS INOCENTES, DE MIGUEL DELIBES
por JORGE PAULO DE OLIVEIRA NERES
 
ENCONTROS DA LITERATURA E DA HISTÓRIA NA NARRATIVA
por IVÂNIA CAMPIGOTTO AQUINO
 
MELUSINA: HISTÓRIA, HISTÓRIAS...
por REGINA SILVA MICHELLI
 
AS RAÍZES DO IMPASSE OU ALGO QUE SE PERDEU NO TEMPO
por ROGÉRIO BRITO
 
O TEXTO INVASOR: INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE NA PROSA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
por MARCO AURELIO PINHEIRO DE MEDEIROS
 
MARCAS DA BANALIZAÇÃO DO INSÓLITO NA NARRATIVA CURTA DE MÁRIO DE CARVALHO: CASOS DO BECO DAS SARDINHEIRAS COMO PARADIGMA DE UM NOVO GÊNERO LITERÁRIO
por FLAVIO GARCÍA
 
REFLEXÕES ACERCA GÊNERO LITERÁRIO NA NARRATIVA CURTA DE MÁRIO DE CARVALHO
por ANGÉLICA MARIA SANTANA BATISTA
 
IMAGENS EM CRISE: RELAÇÕES ENTRE PINTURA E FICÇÃO EM SÉRGIO SANT'ANNA E RUBENS FIGUEIREDO
por MARCELO DE SOUZA PEREIRA
 
A REPRESENTAÇÃO DA IDEOLOGIA INTELECTUAL X A REPRESENTAÇÃO DO SABER POPULAR NO ROMANCE LA CIOCIARA
por JAQUELINE ARAÚJO DOS SANTOS
 
ENTRE A LETRA E A VOZ: O ESPAÇO DO LEITOR NO CONTO DE TRADIÇÃO ORAL

por MIRTES MARIA DE OLIVEIRA PORTELLA
 
VENTOS DO APOCALIPSE: CONEXÕES ENTRE A GUERRA E A ESPERANÇA
por ALEXSANDRA MACHADO DA SILVA DOS SANTOS
 
VARIAÇÕES INTERPRETATIVAS EM TEXTOS LITERÁRIOS: UMA QUESTÃO ANTROPOLÓGICA
por DANIELA BECCACCIA VERSIANI
 
LITERATURA FICÇÃO E REALIDADE:QUESTÕES
por MARCELLO DE OLIVEIRA PINTO
 
OS DIÁLOGOS POÉTICO-CULTURAIS DE ALTIVO SETTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA LITERÁRIA E A MODERNIDADE
por LÍLIAN CRISTIANE MOREIRA
 
SHAKESPEARE E O CINEMA: DOIS OLHARES PARA O REAL
por GLÓRIA ELENA PEREIRA NUNES
 
DA IDEA AO IDEAL: A INFLUÊNCIA DO PLATONISMO SOBRE O ROMANTISMO LITERÁRIO FRANCÊS
por LEILA JUREMA BRAILE
 
HISTÓRIAS APROPRIADAS
por MARIA ANDRÉIA DE PAULA SILVA
 
COMUNICAÇÕES APRESENTADAS

A HARMONIA SECRETA DO CAOS: INTERTEXTUALIDADE NO GRANDE SERTÃO
por RAFAEL SOARES DE OLIVEIRA

OS FRAGMENTOS DO DIÁRIO E O ROMANCE EM FRAGMENTOS: UM OLHAR PARA O HÚMUS DE RAUL BRANDÃO
por ELOISA PORTO CORREA


[ VOLTAR ]