SIMPÓSIO 40 - MEMÓRIA E LITERATURA: AUTORITARISMO, VIOLÊNCIA E REPRESSÃO NO SÉCULO XX
Jaime Ginzburg ( USP ) - ginzburg@usp.br
Rosani Ursula Ketzer Umbach ( UFSM ) - umbach@uol.com.br

Resumo: Adotando perspectivas conceituais que incluem a sociologia brasileira, os estudos da Escola de Frankfurt e pesquisas recentes em história, o simpósio pretende discutir textos literários que se caracterizam pelo diálogo com experiências de repressão política e social, examinando criticamente a violência do século XX. Os objetivos do simpósio são: refletir sobre as configurações literárias de obras que se reportam a regimes autoritários, tendo em vista problemas de Teoria Literária e de Literatura Comparada; discutir políticas da memória e do esquecimento; examinar gêneros associados ao trauma coletivo e ao silenciamento; estudar contribuições da Teoria, da Crítica e da Historiografia Literárias para o estudo das relações entre Literatura e Autoritarismo; examinar obras literárias produzidas em períodos de regimes autoritários e experiências históricas de violência, avaliando suas relações com o contexto ideológico e cultural.

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS


PRIMO LEVI: UM SOBREVIVENTE DA BÁRBARIE
por JOSELAINE BRONDANI MEDEIROS
 
VIOLÊNCIA E REPRESSÃO: MEMÓRIAS AUTOBIOGRÁFICAS, FICÇÃO E HISTÓRIA
por ROSANI URSULA KETZER UMBACH
 
POLÍTICA E AS MÁQUINAS DESEJANTES EM CLARICE LISPECTOR
por DENISE SAMPAIO FERRAZ
 
A PROCURA DA PALAVRA NO ESCURO: O IMPASSE DA NARRAÇÃO EM A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR
por DANIELA SPINELLI
 
A TERCEIRA MARGEM ENTRE GUIMARÃES ROSA E RUBEM FONSECA
por ROBERTO CÍRIO NOGUEIRA
 
MEMÓRIAS DO CÁRCERE: TERROR E LITERATURA
por CONCEIÇÃO APARECIDA BENTO
 
A ROSA DO POVO E O PROBLEMA DO TERMO ‘HISTÓRIA’ EM SUA FORTUNA CRÍTICA
por CRISTIANO AUGUSTO DA SILVA JUTGLA
 
A VIOLÊNCIA E SEUS AVESSOS: SOLIDARIEDADE E COMPREENSÃO NAS MEMÓRIAS DE GRACILIANO RAMOS
por GUSTAVO SILVEIRA RIBEIRO
 
SILÊNCIO E DOR ENTRE LITERATURA E ARTE CONTEMPORÂNEA
por WILTON GARCIA
 
A MEMÓRIA DE ALGUMAS DAS DITADURAS DO SÉCULO XX EM QUATRO FILMES
por GUSTAVO LEME CEZÁRIO GARCIA
 
O GÊNIO DO CRIME E DE MÃOS ATADAS: DUAS REPRESENTAÇÕES DE VIOLÊNCIA
por TATIANA COLLA ARGEIRO
 
AMANDO AS GRADES DA CELA: EXPERIÊNCIA AUTORITÁRIA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE EM A QUEDA PARA O ALTO, DE HERZER
por ARNALDO FRANCO JUNIOR
 
HÉLIO PELLEGRINO E O RIGOR DA RESISTÊNCIA NA CRÔNICA DE 1968 A 1988
por GABRIELA KVACEK BETELLA
 
O OLHAR DUPLO E A FUNÇÃO DA ESCRITA EM "MEMÓRIAS DE UM SOBREVIVENTE", DE LUIZ ALBERTO MENDES
por MARIA RITA SIGAUD SOARES PALMEIRA
 
VIOLÊNCIA E REPRESSÃO EM AS MENINAS, DE LIGIA FAGUNDES TELLES
por ROGÉRIO SILVA PEREIRA
 
A MORTE E A REPRESSÃO EM CONTOS DE CAIO FERNANDO ABREU
por VALÉRIA DE FREITAS PEREIRA
 
LIMITES MOVEDIÇOS - UM ESTUDO DO LIVRO AS HORAS NUAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
por MOACYR VERGARA DE GODOY MOREIRA
 
BAKHTIN E A ANÁLISE DO DISCURSO - HETEROGENEIDADE DO DISCURSO E RECUPERAÇÃO DA MEMÓRIA SOCIAL NO CONTO "TERÇA-FEIRA GORDA" DE CAIO F. ABREU
por MARCIA CRISTINA ROQUE CORRÊA MARQUES
 
REALISMO E FRAGMENTAÇÃO EM REFLEXOS DO BAILE E ESQUELETO NA LAGORA VERDE, DE ANTONIO CALLADO
por ANA PAULA MACEDO CARTAPATTI KAIMOTI
 
DA DITADURA MILITAR À ERA VARGAS: A REPRESSÃO NAS MEMÓRIAS DE LÊDO IVO
por ADRIANA NUNES DE SOUZA
 
AS MILÍCIAS E A MARAFA: O MALANDRO, SEGUNDO MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA e MARQUES REBELO
por JEAN PIERRE CHAUVIN
 
SUJEITO, VIOLÊNCIA E REPRESSÃO NOS CONTOS DE MODESTO CARONE
por CRISTIANE DE OLIVEIRA FERNANDES GARCIA
 
HISTÓRIAS DA REPRESSÃO: A NAÇÃO ARGENTINA "IMAGINADA" E A MULHER EM EL FIN DE LA HISTORIA
por IARA DE OLIVEIRA
 
VIOLÊNCIA E FORMA: NOTAS EM TORNO DE BENJAMIN E ADORNO
por JAIME GINZBURG
 
TRÊS CONTOS DE RESISTÊNCIA DE SÉRGIO SANT'ANNA
por CARLOS VINICIUS VENEZIANI DOS SANTOS
 
JORNADAS DE UMA DESINTEGRAÇÃO: VIDA E MORTE EM ÚLTIMOS DÍAS DE UNA CASA, DE DULCE MARÍA LOYNAZ
por DEBORA RIBEIRO LOPES

UMA NOVA VISÃO DO REGIONALISMO NORDESTINO
por ADRIANA DE FÁTIMA BARBOSA ARAÚJO


COMUNICAÇÕES APRESENTADAS


RACIONAIS MC'S: NARRANDO A EXCLUSÃO PARA INCLUIR
por CINTIA CAMARGO VIANNA


"TEJE PRESA!". CENSURA E REPRESSÃO NA RECEPÇÃO DA CRÔNICA DE HILDA HILST
por CARLOS EDUARDO BIONE




[ VOLTAR ]