SIMPÓSIO 08 - A NARRATIVIDADE EM TEXTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS   
Maria da Piedade Moreira de Sá ( UFPE ) - mariahpiams@yahoo.com.br
Maria do Carmo de Siqueira Nino ( UFPE ) - carmonino@ibestvip.com.br

Resumo: O simpósio se propõe refletir sobre o diálogo que se estabelece entre a literatura e asa outras manifestações artísticas, tais como a pintura, o cinema e a fotografia. Nos recortes feitos nas várias linguagens selecionadas, procurou-se estudar as categorias que problematizam questões referentes ao tema e subtemas propostos. Partindo do pressuposto de que a narratividade está presente em todas as narrativas de todas as épocas, propõe-se estudar algumas categorias da narrativa, presentes no texto literário verbal e em outras linguagens visuais. As reflexões incidem sobre o tratamento do espaço em Vidas Secas (Graciliano Ramos) e na narrativa filmica homônima (Nelson Pereira dos Santos), considerando essa categoria como um elemento estruturador dessas narrativas; sobre o narrador no livro S.Bernardo (Graciliano Ramos ) e do filme de mesmo título (Hirzsman);sobre a representação do espaço e sua implicação na construção da personagem, no conto Hildete (Rubem Fonseca) e no curta metragem; sobre a representação do masculino em Navalha na Carne (Plínio Marcos) e o filme homônimo (Chediak), buscando investigar como a representação do homem popular na peça é traduzida na narrativa fílmica; sobre construção da identidade no conto Dama da Noite (Caio Fernando Abreu) e no curta homônimo (Mario Diamante), observando os recursos utilizados na tradução de uma linguagem para outra; por fim, uma reflexão sobre as diversas formas de narrativas sequenciais na fotografia de Muybridge, Michals, Hockney.

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS

O ESPAÇO E A PERSONAGEM NO CONTO E NO CURTA-METRAGEM HILDETE
por JOSÉ JACINTO DOS SANTOS FILHO
 
VIDAS SECAS: O ESPAÇO COMO ELEMENTO ESTRUTURADOR DO ROMANCE E DO FILME
por MARIA DA PIEDADE MOREIRA DE SÁ
 
AS NARRATIVAS SEQÜENCIAIS NA FOTOGRAFIA
por MARIA DO CARMO DE SIQUEIRA NINO
 
O OLHAR SOBRE UMA CARTOMANTE
por WILMA REJANE DE ALMEIDA
 
WALY SALOMÃO E AS ARTES PLÁSTICAS
por JUDITE MARIA DE SANTANA SILVA
 
AS “PASSAGENS” DO TEMPO NO LIVRO E NO FILME SÃO BERNARDO
por CARLOS EDUARDO JAPIASSU DE QUEIROZ


[ VOLTAR ]