SIMPÓSIO 42 - O DIÁLOGO DA DIFERENÇA NA CULTURA BRASILEIRA
Cláudia Maria Ceneviva Nigro ( UNESP ) - cmcn@ibilce.com.br
Susanna Busato ( UNESP ) - susanna@ibilce.unesp.br
Igor Rossoni ( UFBA ) - xangai1@terra.com.br

Resumo: Há de se pensar a cultura brasileira no contexto das trocas simbólicas, no sentido de uma devoração crítica geradora de produtos híbridos, que protagonizam o diálogo da diferença no interior da própria cultura. Há de se pensar os processos transculturadores que desestabilizam uma visão logocêntrica e ontológica, em benefício de uma perspectiva mais ampla e aberta às penetrações orgânicas do corpo cultural nas suas mais variadas expressões de linguagem. Propõe-se, portanto, que seja pensada a cultura brasileira por meio de seu aspecto dinâmico e transculturador, dispositivos que a diferem e a singularizam na pluralidade dos textos que a expressam e a traduzem. A construção de um saber sobre a cultura, dessa forma, requer que a estudemos como um corpo textual, cujas trocas e metamorfoses vividas a partir do contato com outros sistemas traz a possibilidade de compreendermos os elementos transculturadores como parte do processo gerador das imagens da cultura em seus produtos.

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS


A IMENSIDÃO DO EU E DO OUTRO: CULTURA E IDENTIDADE EM DRUMMOND E WHITMAN
por CLÁUDIA MARIA CENEVIVA NIGRO
 
DIÁLOGOS INTERTEXTUAIS ENTRE MACHADO DE ASSIS, JOSÉ ROBERTO TORERO E A BÍBLIA SAGRADA
por ODILON ROSA CORREA
 
NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE, A DIFERENÇA
por SUSANNA BUSATO
 
GILBERTO GIL: UM "SUPERASTRO" NO MINISTÉRIO DA CULTURA
por LETÍCIA MARIA DE SOUZA PEREIRA
 
XAVIER MARQUES: INTERPRETE DA BAHIA NA VIRADA DO SÉCULO
por LILIANE VASCONCELOS DE JESUS
 
SABOR FEMININO NA MÚSICA BRASILEIRA
por MARIA DAS GRAÇAS MEIRELLES CORREIA
 
CANDEIA E A FILOSOFIA DO SAMBA
por ANDRÉ VINÍCIUS PESSÔA
 
A PRESENÇA DA MÚSICA NA PROSA DE MACHADO DE ASSIS
por CRISTIANE RODRIGUES DE SOUZA
 
MÚSICA CAIPIRA: HIBRIDISMO, IDENTIDADE E (DES)CONSTRUÇÃO
por ELAINE APARECIDA LIMA
 
DO TRÁGICO AO FANTÁSTICO EM "AUTO DA CATINGUEIRA" DE ELOMAR FIGUEIRA MELLO
por IGOR ROSSONI

A DESCONSTRUÇÃO DA IMAGEM INSTITUCIONAL DE DEUS EM PARTIDO ALTO DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA
por TIAGO NERO CALLES


COMUNICAÇÕES APRESENTADAS


ANTROPOFAGIA E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA
por ADRIANA FRANCO MURTA
 
CANIBALISMO LITERÁRIO: O EXOTISMO E O ORIENTALISMO SOB A ÓTICA DE MILTON HATOUM
por DANIELA BIRMAN

A UTOPIA ANTROPOFÁGICA DE DARCY RIBEIRO: PERMANÊNCIA, TRANSFORMAÇÕES E CRISES NA MITIFICAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA
por MARCELO FRANZ
 
SIMULACROS DE SÉRGIO SANT'ANNA: UMA LINGUAGEM DIFERENTE ÀS INDIFERENÇAS CULTURAIS BRASILEIRAS
por LUCIANA PRUDENTE GUIOTTI

 
A MÚSICA EM "A HORA DA ESTRELA", DE CLARICE LISPECTOR
por EILIKO LUTZ PFEIFFER FLORES

CORRESPONDÊNCIAS ENTRE LITERATURA E MÚSICA: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO PARA A CANÇÃO
por CINIRA LEÔNCIO DE LIMA

 


[ VOLTAR ]