SIMPÓSIO 34 - LITERATURA EM TRÂNSITO: MANIFESTAÇÕES NO ÂMBITO DA LITERATURA DE EXPRESSÃO ALEMÃ
Eloá di Pierro Heise - eloaheise@ajato.com.br
Izabela Maria Furtado Kestler - izabela@alternex.com.br
Magali dos Santos Moura - magali.moura@uol.com.br

Resumo: O simpósio, dedicado a estudos de literatura de expressão alemã, tem por objetivo, em consonância com o tema proposto para o Congresso da ABRALIC “Literaturas, artes, saberes”, conceituar a noção de literatura em trânsito sob vários aspectos:
1 - Literatura em trânsito como ultrapassagem dos limites, ao mostrar a inter-relação da literatura alemã com outras áreas do saber. Estar em trânsito, romper com os limites (do gênero, do discurso...) oferece a possibilidade de instituição de uma visão aberta, a qual elege o enfoque inter-relacional e contrapõe-se a uma visão imanente do texto literário.
2 - Literatura em trânsito como a análise de manifestações literárias que, ao enfatizar o transitório de seu tempo, mostram o efêmero em conjunção ao permanente. Justamente essa audácia, de tentar manter o transitório como perene, merece ser eleita como signo da modernidade da obra.
3 - Literatura em trânsito, entendida dentro do campo específico da literatura comparada, como possibilidade de interação das literaturas entre si, como fenômeno intertextual.
4 - Literatura em trânsito no campo da tradução, como análise crítica da transposição de uma língua para outra.
A partir dos diferentes matizes do conceito “literatura em trânsito”, o simpósio será organizado em 4 blocos, abertos a trabalhos que correspondam aos núcleos temáticos acima especificados.

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS

DAS ERRÂNCIAS DE UM SPIELMANN: OU DO TRÂNSITO DE UM ACERVO

por SYLVIA MARIA TRUSEN
 
OS IRMÃOS GRIMM E A COLETA DE CONTOS POPULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA
por KARIN VOLOBUEF
 
RE-ATUALIZANDO A WELTLITERATUR EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
por JOSÉ ALEXANDRINO DE SOUZA FILHO
 
A ESTÉTICA ORGÂNICA DE GOETHE E O CONCEITO DE ORGANISMO
por MAGALI DOS SANTOS MOURA
 
VESTÍGIOS DE ESPINOSA NO CLASSICISMO LITERÁRIO DE GOETHE
por MARCO FONTANELLA
 
ANOS DE APRENDIZADO ESTÉTICO NO WILHELM MEISTER, DE GOETHE
por ALCIONE MARIA DOS SANTOS
 
FRAGMENTO E HISTÓRIA EM "DURANTE A CONSTRUÇÃO DA MURALHA DA CHINA" DE FRANZ KAFKA
por RENATO OLIVEIRA DE FARIA
 
METAMORFOSES TRANSVERSAIS: O INSETO SAMSA E O RATO RODRIGO
por MARIA CELIA RIBEIRO SANTOS
 
A INTER-RELAÇÃO DA LITERATURA COM A MÚSICA: THOMAS MANN
por ELOÁ DI PIERRO HEISE
 
O TEATRO DO NEGRO EM MÃOS ALEMÃS
por KAROLA MARIA AUGUSTA ZIMBER
 
DE GAIA A MEDUSA, MEDÉIA E MARIA: AS MÃES NA LITERATURA E NO CINEMA ALEMÃES
por CLAUDIA S. DORNBUSCH
 
BUSCA E IDENTIDADE EM WENDERS E HANDKE
por JÚLIO SATO
 
50 ANOS DE BRECHT - NA SELVA DAS CIDADES: A MULTIMEDIALIDADE DO VOLKSBÜHNE NO BRASIL
por SUZANA CAMPOS DE ALBUQUERQUE MELLO
 
UM DRAMATURGO EM TRÂNSITO
por LEONARDO MUNK
 
SOBRE A DIALÉTICA ENTRE FORMA FECHADA E POLÊMICA SOCIAL NA MONTAGEM DE HELDENPLATZ, DE THOMAS BERNHARD
por ALEXANDRE VILLIBOR FLORY
 
UM DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O CINEMA ALEMÃES (APÓS 2000): A VOZ NARRATIVA EM VIELLEICHT IST ES SOGAR SCHÖN E GOODBYE LENIN!
por PAULO ROBERTO BERKELMANS
 
ESTRUTURAS NARRATIVAS EM O TAMBOR (DIE BLECHTROMMEL):O ROMANCE DE GÜNTER GRASS E A REALIZAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DE VOLKER SCHLÖNDORFF
por ELISANDRA DE SOUZA PEDRO
 
OS PRIMEIROS TEXTOS DE KAFKA TRADUZIDOS NO BRASIL: REVISTA JOAQUIM
por EDUARDO MANOEL DE BRITO
 
HISTÓRIA, DISCURSO, TRADUÇÃO: A VERSÃO ALEMÃ DE "CURTAMÃO", DE GUIMARÃES ROSA
por GILCA MACHADO SEIDINGER
 
FRIEDRICH SCHILLER X FRIEDRICH SCHLEGEL: CONFRONTOS E CONVERGÊNCIAS EM TORNO DA FUNDAMENTAÇÃO DA MODERNIDADE
por IZABELA MARIA FURTADO KESTLER
 
A RELATION HISTORIQUE DE ALEXANDER VON HUMBOLDT
por LUCIA RICOTTA
 
MARCAS DA POESIA POPULAR E ANTIGA NA OBRA DE EICHENDORFF
por MÁRCIO JOSÉ COUTINHO
 
TRÂNSITO ENTRE FICÇÃO E REALIDADE EM "OS TECELÕES" DE GERHART HAUPTMANN
por DENISE ROCHA
 
LIÇÕES DE ÉTICA NO CANTO DO BEM-TE-VI. DA LITERATURA BRASILEIRA DE EXPRESSÃO ALEMÃ
por CELESTE H. M. RIBEIRO DE SOUSA
 
"ENTRE O VELHO E O NOVO MUNDO": A SAUDADE E A PAISAGEM NA POESIA DE GEORG KNOLL
por CRISTINA ALBERTS-FRANCO
 
COMUNICAÇÃO APRESENTADA

O ESPAÇO PAULISTANO EM A CERTEZA SENSÍVEL, DE ROBERT MENASSE
por ROGERIO SILVA ASSIS



[ VOLTAR ]