SIMPÓSIO 36 - LITERATURA RUSSA: MAIS QUE ARTE, MENOS QUE ARTE?
Bruno Barretto Gomide - bgomide@hotmail.com

Resumo: No Brasil, o momento editorial da literatura russa é extremamente significativo. Se os estudos universitários de eslavística já têm uma tradição relativamente consolidada entre nós, ainda é necessário criar espaços de discussão acadêmica em congressos representativos. Assim, o simpósio aqui proposto se propõe a acolher tanto trabalhos específicos sobre autores russos quanto obras comparativas feitas por pesquisadores de outras áreas (história, ciências sociais, lingüística, semiótica, filosofia e artes), tendo a literatura russa como prisma, filtro ou espelho. Tal abrangência é mais do que desejada: o enfoque comparativo é especialmente adequado para se lidar com a literatura russa, que, como poucas outras, é feita de um cruzamento dolorosamente auto-consciente e auto-reflexivo de significados políticos, sociais, éticos, filosóficos e estéticos, em que os limites entre ensaio, conhecimento e arte são a todo o tempo postos em xeque e re-elaborados. Essa feição radicalmente híbrida transforma os textos de Dostoiévski, Tolstói e outros em grandes pontos de interrogação acerca das fronteiras, das cartografias e dos mapeamentos literários.

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS

DOSTOIÉVSKI E FERNANDO PESSOA - APROXIMAÇÕES
por MARIA APARECIDA OLIVEIRA DE CARVALHO
 
DOSTOIÉVSKI NAS FRONTEIRAS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA
por ANA CAROLINA HUGUENIN
 
DOSTOIÉVSKI, CARL SCHMITT E A TEOLOGIA POLÍTICA
por CLAUDIA DRUCKER
 
LIBERDADE ANTINÔMICA EM OS DEMÔNIOS DE DOSTOIÉVSKI
por JACQUELINE SAKAMOTO
 
POLIFONIA E EMOÇÕES: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE EM CRIME E CASTIGO
por PRISCILA NASCIMENTO MARQUES
 
A ESTRUTURA DO ROMANCE DE DOSTOIEVSKI EM RELAÇÃO COM ESQUEMAS ARCAICOS DO PENSAMENTO MITOLÓGICO
por EDELCIO RODINEY AMÉRICO
 
IDIOMA E IDENTIDADE: NABÓKOV, TRADUTOR DE SI MESMO
por GRAZIELA SCHNEIDER
 
ALEXEI NIKOLAEVITCH TOLSTOI – REALIDADE, FICÇÃO E CULTURA RUSSA
por TANIRA CASTRO
 
O JOGO DE NARRADORES NOS CONTOS DE BIELKIN
por CECÍLIA ROSAS
 
OSTRÓVSKI NA MIRA DA CRÍTICA RUSSA
por SONIA BRANCO SOARES
 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS


A OBRA DE LEV TOLSTÓI NA ANALISE DE B.EIKHENBAUM
por ELENA VÁSSINA
 
CRIME E CASTIGO E OS ROMANCES DE CRIME NO SÉCULO XIX
por ANA GOMES PORTO

NOTAS DE PLANÍCIE SOB IMPRESSÕES DE MONTANHAS: ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS OBRAS CRÍTICAS SOBRE DOSTOIÉVSKI, PRODUZIDAS NA AMÉRICA ANDINA
por JEAN CARLO FAUSTINO

F.M. DOSTOIÉVSKI: "SOU APENAS UM REALISTA NO SENTIDO MAIS ELEVADO"
por FÁTIMA BIANCHI
 
A VISÃO DO HOMEM INTERIOR
por MERCIA ROSELI PESSOA E SILVA
 
AELITA (URSS, 1924): FILME, CRÍTICA, ARTE, CONFRONTO
por JAIR DINIZ MIGUEL

A. RIBAKOV: STALIN, STALINISMO E SOCIALISMO SOVIÉTICO
por DANIEL AARÃO REIS FILHO

BIELINSKI E A LITERATURA RUSSA NACIONAL
por RENATA ESTEVES



[ VOLTAR ]