Resumo: O simpósio se propõe
refletir sobre o diálogo que se estabelece entre a literatura e asa outras
manifestações artísticas, tais como a pintura, o cinema e a fotografia. Nos
recortes feitos nas várias linguagens selecionadas, procurou-se estudar as
categorias que problematizam questões referentes ao tema e subtemas propostos.
Partindo do pressuposto de que a narratividade está presente em todas as
narrativas de todas as épocas, propõe-se estudar algumas categorias da
narrativa, presentes no texto literário verbal e em outras linguagens visuais.
As reflexões incidem sobre o tratamento do espaço em Vidas Secas
(Graciliano Ramos) e na narrativa filmica homônima (Nelson Pereira dos Santos),
considerando essa categoria como um elemento estruturador dessas narrativas;
sobre o narrador no livro S.Bernardo (Graciliano Ramos ) e do filme de
mesmo título (Hirzsman);sobre a representação do espaço e sua implicação na
construção da personagem, no conto Hildete (Rubem Fonseca) e no curta metragem;
sobre a representação do masculino em Navalha na Carne (Plínio Marcos)
e o filme homônimo (Chediak), buscando investigar como a representação do homem
popular na peça é traduzida na narrativa fílmica; sobre construção da identidade
no conto Dama da Noite (Caio Fernando Abreu) e no curta homônimo (Mario
Diamante), observando os recursos utilizados na tradução de uma linguagem para
outra; por fim, uma reflexão sobre as diversas formas de narrativas sequenciais
na fotografia de Muybridge, Michals, Hockney.