SIMPÓSIO 19 - FRONTEIRAS, CONVERGÊNCIAS E ARESTAS: LITERATURA E CIÊNCIAS HUMANAS   
Sylvia Telarolli - syltela@uol.com.br
Rejane Cristina Rocha
Juliana Santini

Resumo: Os questionamentos deste simpósio surgem da aparentemente inusitada proposição de Roland Barthes de que só é preciso ensinar literatura. A literatura é, aqui, tomada pelo autor como um código artístico cujo valor e interesse encontram-se em si mesmo e, também, como um espaço de expressão, questionamento e constituição de outros saberes. Não compreendida como uma desvalorização das Ciências Humanas, a proposta do escritor aponta para as possíveis - e profícuas - relações que a literatura estabelece com as humanidades quando a filosofia, a história, a política, a religião, etc. são incorporadas ao seu tecido expressivo. Se a literatura não pode ser tomada como simples via de acesso a outros conhecimentos, de outras áreas, o que feriria a sua especificidade como objeto artístico, a investigação das fronteiras e das zonas de atrito ou complementariedade entre o texto literário e as indagações das Ciências Humanas promove o aprofundamento dos significados da literatura e a ampliação do campo de interesse dos estudos literários. Este simpósio pretende, assim, constituir-se como um espaço de debate que agregue reflexões acerca das literaturas de língua portuguesa e estrangeira em sua relação com os diversos campos de saber reunidos sob o epítome Ciências Humanas.

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS

CONVERGÊNCIAS EM A MÁQUINA DO MUNDO REPENSADA
por DIANA JUNKES MARTHA TONETO
 
O PALIMPSESTO LITERÁRIO DA HISTÓRIA: JUANA I DA ESPANHA
por MARÍA DOLORES AYBAR-RAMÍREZ
 
"ATÉ O FIM DO MUNDO": INÊS DE CASTRO E A SAUDADE DO IMPOSSÍVEL
por MÁRCIA VALÉRIA ZAMBONI GOBBI
 
MEMÓRIA E FOCO NAS CINZAS DO NORTE
por SYLVIA HELENA TELAROLLI DE ALMEIDA LEITE
 
O REGIONALISMO NA PROSA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: OUTRAS VEREDAS

por JULIANA SANTINI
 
OS SERTÕES E GRANDE SERTÃO: VEREDAS: CONCEPÇÕES DA CRÍTICA
por JOSÉ ANTONIO SEGATTO & MARIA CÉLIA DE MORAES LEONEL
 
A POÉTICA HISTORIOGRÁFICA DE JULES MICHELET
por MARIA JULIANA GAMBOGI TEIXEIRA
 
LITERATURA E HISTÓRIA: A FICÇÃO MEDIANDO UMA FRONTEIRA POROSA
por CELESTE MARIA PACHECO DE ANDRADE
 
O CASO DREYFUS NO ROMANCE "EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO", DE MARCEL PROUST
por ALEXANDRE BEBIANO DE ALMEIDA
 
IMAGENS ESTILHAÇADAS E FRAGMENTOS DE UMA UTOPIA EM REFLEXOS DO BAILE E SEMPREVIVA
por REJANE CRISTINA ROCHA
 
PARÓDIA, TRADIÇÃO E IDENTIDADE EM CACHAFAZ E LA SOMBRA DE WENCESLAO
por MARÍA LAURA MONETA CARIGNANO
 
IMAGENS DO NIPO-BRASILEIRO NA FICÇÃO
por OSCAR FUSSATO NAKASATO
 
UM ESPAÇO PROFÍCUO PARA RELACIONAMENTOS ENTRE DIVERSAS ÁREAS DAS HUMANIDADES: A LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA
por CRISTINA MARIA VASQUES
 
LINGUAGEM LITERÁRIA: UM SABER PORVIR
por MARTA DANTAS DA SILVA


COMUNICAÇÕES APRESENTADAS


A LITERATURA DO MITO E O MITO LITERÁRIO
por SERGIO PAULO ADOLFO
 
O FIO DE ARIADNE NA POESIA-NOVELO DE HILDA HILST
por ANTÔNIO DONIZETI PIRES




[ VOLTAR ]