SIMPÓSIO 51 - RELAÇÕES CONTRATUAIS E POLÊMICAS NAS ADAPTAÇÕES DE TEXTOS LITERÁRIOS
Lílian Lopondo ( niv. Presbiteriana Mackenzie/USP ) - lopondo@uol.com.br
Maria Luiza Guarnieri Atik ( Univ. Presbiteriana Mackenzie )
Osvando José de Morais ( Univ de Sorocaba )

Resumo: Em suas considerações a respeito da transposição fílmica de textos literários, Jacques Aumont e Michel Marie salientam que a adaptação ocupa lugar de destaque na avaliação crítica. Ampliando estas reflexões para as adaptações literárias em geral, verifica-se que a crítica tem seguido duas linhas básicas de reflexão: a da fidelidade ao texto-matriz e a da especificidade do hipertexto no qual se realizou a referida transposição. Noriega Sánchez, contudo, afirma que a discussão em torno da fidelidade ou da autonomia do hipertexto em relação ao paradigma que lhe deu origem é fator secundário face à indagação sobre os componentes estéticos e temáticos presentes no texto (no sentido bakhtiniano do termo) transcodificado. Além disso, segundo Mikhail Bakhtin, se o discurso é a ciência das linguagens em confronto, o diálogo de linguagens que se conhecem umas às outras e se compreendem entre si, falar de fidelidade é comprometer o que é inerente a cada discurso particular. Diante do exposto, este simpósio tem como foco o exame dos mecanismos interdiscursivos utilizados nas adaptações literárias sem descartar a especificidade dos textos delas resultantes.

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS
A REDEFINIÇÃO DO MITO DO MAGO NEGRO NA SÉRIE HARRY POTTER
por ÉRIKA MORAIS MARTINS DE PÁDUA
 
MITO E MODERNIDADE EM DOIS CONTOS DE LYGIA F. TELLES
por EDNA SILVA FARIA
 
DUAS PERSONAGENS DIANTE DO ESPELHO: UMA REFLEXÃO SOBRE O DUPLO
por NILZA DE CAMPOS BECKER
 
TRADIÇÃO E MODERNIDADE: A RELEITURA SARAMAGUIANA DO MITO D'O ANFITRIÃO
por NEFATALIN GONÇALVES NETO
 
SARAMAGO E BRUEGEL: A CEGUEIRA E SUAS VISÕES
por RAQUEL DE SOUSA RIBEIRO
 
GABRIELA, CRAVO E CANELA DE JORGE AMADO E SUAS ADAPTAÇÕES: ANÁLISE DOS MECANISMOS INTERDISCURSIVOS
por ROSANA BIGNAMI GRECCHI
 
MEDÉIA: DOIS MOMENTOS DE UM PERCURSO TRÁGICO
por LÍLIAN LOPONDO E MARIA LUIZA GUARNIERI ATIK
 
FILME "VESTIDO": RELAÇÕES POLÊMICAS E CONTRATUAIS
por MARIA DO ROSÁRIO ABREU E SOUSA
 
ROSA NA TELONA: A TOCAIA LICENCIADA
por MARCOS DA SILVA COIMBRA
 
AS VOZES E SUAS RELAÇÕES CONTRATUAIS NO FILME "A FESTA DE BABETTE"
por LIANI FERNANDES DE MORAES
 
O MITO DE MEFISTO EM NEUROMANCER DE WILLIAM GIBSON
por NEWTON RIBEIRO ROCHA JÚNIOR
 
O GROTESCO NO RELATO DO NASCIMENTO DE CRISTO EM O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO, DE SARAMAGO
por MARIÚ MOREIRA MADUREIRA LOPES
 
DO TEATRO À TELA: DIFERENTES LINGUAGENS CONSTRUINDO SENTIDOS
por AURORA GEDRA RUIZ ALVAREZ


COMUNICAÇÕES APRESENTADAS


MURILO RUBIÃO EM CURTA-METRAGEM. UMA LEITURA DE "O BLOQUEIO" DE CLAUDIO DE OLIVEIRA
por RICARDO IANNACE

DIÁLOGO ENTRE "O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA" DE LIMA BARRETO E "POLICARPO QUARESMA, HERÓI DO BRASIL", DIRIGIDO POR PAULO THIAGO
por VANESSA DE PAULA ZAGNOLE

ADAPTAÇÕES DO CONTO "A NOVA CALIFÓRNIA" DE LIMA BARRETO
por DANIELA MERCEDES KAHN

UMA VIDA EM SEGREDO – LIVRO, ROTEIRO E FILME
por OSVANDO JOSÉ DE MORAIS
 
ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA: POSSIBILIDADES AUDIOVISUAIS DA LITERATURA DRAMÁTICA
por MAURICIO R. GONÇALVES
 
CLARICE CELEBRAÇÃO – O DOCUMENTÁRIO
por PAULO BRAZ CLEMENCIO SCHETTINO



[ VOLTAR ]