SIMPÓSIO 09 - A POESIA NA PÓS-MODERNIDADE E OS FENÔMENOS CONTEMPORÂNEOS: TEMPO-ESPAÇO GLOBALIZADO E DISCURSO   
Maria da Piedade Moreira de Sá ( UFPE ) - mariahpiams@yahoo.com.br
Maria do Carmo de Siqueira Nino ( UFPE ) - carmonino@ibestvip.com.br

Resumo: O simpósio se propõe refletir sobre o diálogo que se estabelece entre a literatura e asa outras manifestações artísticas, tais como a pintura, o cinema e a fotografia. Nos recortes feitos nas várias linguagens selecionadas, procurou-se estudar as categorias que problematizam questões referentes ao tema e subtemas propostos. Partindo do pressuposto de que a narratividade está presente em todas as narrativas de todas as épocas, propõe-se estudar algumas categorias da narrativa, presentes no texto literário verbal e em outras linguagens visuais. As reflexões incidem sobre o tratamento do espaço em Vidas Secas (Graciliano Ramos) e na narrativa filmica homônima (Nelson Pereira dos Santos), considerando essa categoria como um elemento estruturador dessas narrativas; sobre o narrador no livro S.Bernardo (Graciliano Ramos ) e do filme de mesmo título (Hirzsman);sobre a representação do espaço e sua implicação na construção da personagem, no conto Hildete (Rubem Fonseca) e no curta metragem; sobre a representação do masculino em Navalha na Carne (Plínio Marcos) e o filme homônimo (Chediak), buscando investigar como a representação do homem popular na peça é traduzida na narrativa fílmica; sobre construção da identidade no conto Dama da Noite (Caio Fernando Abreu) e no curta homônimo (Mario Diamante), observando os recursos utilizados na tradução de uma linguagem para outra; por fim, uma reflexão sobre as diversas formas de narrativas sequenciais na fotografia de Muybridge, Michals, Hockney.

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS

AS VÁRIAS LINGUAGENS DA SAUDADE – “SUJEITO PÓSMODERNO” VERSUS “SUJEITO ROMÂNTICO”: UM ESTUDO DO SAUSOSISMO EM LETRAS DE CANÇÕES DE BELCHIOR EM CONTRASTE COM A ESTÉTICA ROMÂNTICA
por MARCOS DE JESUS OLIVEIRA
 
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO NEGRO NA POESIA DE CRUZ E SOUSA E NA LETRA DA CANÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
por VOLNEI JOSÉ RIGHI
 
O LUGAR DA POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: UM MAPA DA PRODUÇÃO
por SYLVIA HELENA CYNTRÃO & GRUPO DE ESTUDOS REPRESENTAÇÃO NA POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA DA UNB
 
A POESIA DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
por RITA DO PERPÉTUO SOCORRO BARBOSA DE OLIVEIRA
 
FRAGILIDADES E NAUFRÁGIOS DO SUJEITO NA POESIA DE HELENA PARENTE CUNHA
por ANGÉLICA SOARES
 
AS CONTRADIÇÕES POÉTICAS DE ANTONIO MIRANDA
por ELGA PÉREZ LABORDE
 
MALLARMÉ BASHÔ: O INTERTEXTO-APROPRIAÇÃO COMO VIA PARA O SILÊNCIO
por SÉRGIO GUILHERME CABRAL BENTO
 
BRASÍLIA EM VERSOS
por MAXÇUNY ALVES NEVES DA SILVA
 
A IMAGEM DO MUNDO NA POESIA DE MARIA ESTHER MACIEL
por RODRIGO GUIMARÃES SILVA

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS

IRONIA E TERNURA: ANÁLISE DA CANÇÃO "O MEU GURI", DE CHICO BUARQUE
por JOÃO VIANNEY CAVALCANTI NUTO
 
POEMA(S) E MÚSICA: UMA DIALOGIA MELOPOÉTICA CONTEMPORÂNEA
por ROBSON COELHO TINOCO & MARÍLIA DE ALEXANDRIA
 
DESDOBRAMENTOS POÉTICOS NA CONTEMPORANEIDADE: COMO ENTENDÊ-LOS?
por TERESA CABANAS
"SIGNÂNCIA QUASE CÉU" - UMA "COMMEDIA" SEM DEUS
por CRISTINA MONTEIRO DE CASTRO PEREIRA

[ VOLTAR ]