SIMPÓSIO 54 - TRANSGRESSÃO, RUPTURA E INTERTEXTUALIDADE NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Marcia Lisbôa Costa de Oliveira - lisboamarcia@hotmail.com
Paulo César Silva de Oliveira - paulo.centrorio@uol.com.br

Resumo: Neste Simpósio objetiva-se discutir a presença do pós-moderno na literatura brasileira contemporânea, articulando uma poética intertextual, pluralista e antitotalizante que busque colher, tomar e reconhecer traços desse corpus multiforme. Nesse movimento, consideramos a escritura como procedimento híbrido no qual entram em jogo as mais diversas forças sociais e subjetivas. Sendo a literatura contemporânea assinalada pela liquidez conceitual, interessa-nos, ainda, investigar nessa produção a presença de alguns aspectos levantados na obra de Linda Hutcheon, tais como: a transgressão dos limites das artes, dos gêneros, da literatura em si; a ruptura das fronteiras entre ficção/não-ficção; a relação entre arte de minoria/cultura de massas; entre campo literário/diálogo inter e multidisciplinar; além do desafio às noções tradicionais de crítica, teoria, política e cultura literária.

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS


A EXISTÊNCIA NARRATIVIZADA: ESCRITOR COMO PERSONAGEM EM NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS
por CINTHYA COSTA SANTOS
 
MIMESIS E RECEPÇÃO EM BUDAPESTE, DE CHICO BUARQUE
por MARCIA LISBÔA COSTA DE OLIVEIRA
 
A TERCEIRA MULHER, A ESTÉTICA DA POTÊNCIA E A POÉTICA DAS CIDADES
por LAURA DA SILVEIRA PAULA
 
O SUJEITO FEMININO METAFICIONAL EM A PAIXÃO SEGUNDO G.H.
por ANNA BEATRIZ DA SILVEIRA PAULA
 
PALAVRA QUE SEDUZ: A POESIA DE ANA CRISTINA CESAR E O DISCURSO DO DESPODER
por CARLOS EDUARDO SIQUEIRA FERREIRA DE SOUZA
 
PIRRAÇA DE CACOS DE SOL: A POESIA BRASILEIRA E AS TRANSGRESSÕES CONTEMPORÂNEAS
por BEATRIZ BAJO
 
TESTEMUNHO: A INCORPORAÇÃO DE VOZES CARCERÁRIAS NO TERRENO DA ESCRITA
por LUCIARA PEREIRA
 
NARRATIVAS FICCIONAIS CONTEMPORÂNEAS: VIOLÊNCIA E INTERTEXTUALIDADE
por ELIANE PEREIRA DA SILVEIRA
 
TERÇA-FEIRA GRÁVIDA: O PARIR DA VIOLÊNCIA
por MIREILE PACHECO FRANÇA COSTA
 
A LITERATURA ENJAULADA INVADE O MERCADO EDITORIAL: MEMÓRIAS DE UM SOBREVIVENTE, DE LUIZ ALBERTO MENDES
por ADAUTO LOCATELLI TAUFER
 
MEMÓRIA E NAÇÃO NA DRAMATURGIA DOS "ANOS DE CHUMBO"
por JEANNE CRISTINA SAMPAIO BOTELHO
 
BLOGS E AUTOFICÇÃO
por LUCIENE ALMEIDA DE AZEVEDO
 
HIPERTEXTO E LEITOR: UM DIÁLOGO EM CONSTRUÇÃO
por REGINA HELENA MACHADO AQUINO CORRÊA
 
"DAYS OF WINE AND ROSES": ALGUNS ASPECTOS DA NARRAÇÃO CONTEMPORÂNEA
por ALESSANDRA NAVARRO FERNANDES
 
MARÇAL E MARCELINO: CONSTRUÇÕES LITERÁRIAS BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS
por ROSA GENS
 
CAPÃO PECADO: A EXAUSTÃO DA INCLUSÃO
por CAROLINA CORREIA DOS SANTOS
 
QUE NARRATIVA, QUE HISTÓRIA? (SOBRE A ERRÂNCIA NA PROSA DE BERNARDO CARVALHO)
por PAULO CÉSAR SILVA DE OLIVEIRA
 
"ÚLTIMO HORIZONTE" NO LIMIAR DE UM SENTIDO
por MADALENA APARECIDA MACHADO
 
O ROMANCE EM UM ÚNICO ATO – A RELAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS NARRATIVOS E TEATRAIS NA OBRA DE SÉRGIO SANT'ANNA
por GLEISER MATEUS FERREIRA VALÉRIO
 
URBE CONTEMPORÂNEA: MOTIVO E LINGUAGEM – ELES ERAM MUITOS CAVALOS, DE LUIZ RUFFATO
por NÁDIA REGINA BARBOSA DA SILVA
 
POÉTICA DA REPRESENTAÇÃO CONTEMPORÂNEA: O MONSTRO DE SÉRGIO SANT´ANNA
por CLAUDIO DO CARMO GONÇALVES

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS

A LEITURA COPROFÁGICA DE GLAUCO MATTOSO
por SUSANA SOUTO SILVA

LITERATURA CARCERÁRIA: UM OLHAR DE FORA
por FERNANDO VILLARRAGA ESLAVA

O FAZER LITERÁRIO: VOX POPULI, VOX DEI NO ORKUT
por ALAMIR AQUINO CORRÊA


OSMAN LINS E A "TRADIÇÃO DA RUPTURA"
por ZÊNIA DE FARIA
 
SÓ VOA ALTO O QUE TEM PESO - O HOMEM SOCIAL NA OBRA DE CLARICE LISPECTOR
por MAYARA RIBEIRO GUIMARÃES



[ VOLTAR ]