Resumo: Pensar a imagem: ao longo
dos séculos, os mais diversos discursos, que transitam entre diferentes
disciplinas ligadas às artes e às poéticas literárias, dedicaram-se a
compreender como a imagem dá-se a ver e a ler e quais suas relações que entretém
com o real, com o visível e o invisível. Pensar a imagem significa, pois, buscar
entender as relações que se estabelecem entre o visual e o escritural, num
convite ao diálogo interdisciplinar, que envolve sobretudo a história, a teoria
e a crítica literária e a história, teoria e crítica de arte. A
interdisciplinaridade supõe, aqui, um cruzamento crítico das disciplinas: para
os discursos da arte, significa teorizar sobre as operações discursivas que lhes
conferem legitimidade e eficácia; para os discursos do literário, significa
situar os textos no interior das práticas simbólicas e refletir sobre suas
articulações com os objetos visuais. Situando-se, pois, entre o visível e o
dizível, entre o inteligível e o legível, literária e visual, a imagem convida
a leituras capazes de dar conta de suas manifestações, operações e
procedimentos. O objetivo desse simpósio é, assim, o de decifrar, interpretar,
desvelar ou desvendar, e mesmo inquietar e contestar, as possíveis transposições
entre o textual e o visual, sem quaisquer limitações cronológicas. Descobrir,
enfim, os caminhos, por vezes insuspeitos, trilhados pelo texto e pela imagem,
que partem da ekphrasis e chegam às diversas práticas derivadas que traduzem o
impacto das obras visuais sobre o imaginário dos escritores.