SIMPÓSIO 30 - LITERATURA E MITO: INTERTEXTUALIDADES 
Elaine C. Prado dos Santos - elaine19@terra.com.br
Kátia Cruz

Resumo: A literatura, segundo Brunel (1997, p. XXV), é a fonte a partir da qual os mitos se fertilizam, brotam e fluem. A função do mito, consoante Eliade (1991, p.128), consiste em revelar uma significação ao mundo e à existência humana. Graças ao mito, o mundo pode ser discernido como cosmo perfeitamente articulado por contar uma história sagrada (ELIADE, 1991,p. 11), relatar um acontecimento ocorrido no tempo primordial, pois graças às façanhas dos Entes Sobrenaturais, uma realidade passou a existir. No entanto, segundo Barthes (2003, p. 200), pode-se conceber que haja mitos antiqüíssimos, mas não eternos; pois é a História que transforma o real em discurso; é ela e só ela que comanda a vida e morte da linguagem mítica longínqua ou não, a mitologia só pode ter fundamento histórico, visto que o mito é uma fala escolhida pela História: não poderia de modo algum surgir da "natureza das coisas". Desta forma, este simpósio visa a refletir sobre a literatura, como vasto reservatório dos mitos, que recorre ao caráter vivo do mito - reversível e recriador- um caráter de mobilidade tanto em aspectos conservadores da tradição quanto em aspectos de confrontação de idéias. Em suma, pretende-se a partir de um cunho comparatista, demonstrar como na obra literária, por meio da leitura dos mitos, se estabelecem as relações dialógicas intertextuais, instaurando uma percepção da realidade tanto do passado quanto do presente.

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS

METAMORFOSE: VEÍCULO DE SOFISTICAÇÃO DO MITO NA POESIA OVIDIANA
por ELAINE CRISTINA PRADO DOS SANTOS
 
MITO E TRAGICIDADE: DE ÉSQUILO À PROPAGANDA
por DINA MARIA MARTINS FERREIRA
 
FRANKENSTEIN DE MARY SHELLEY: UMA RELEITURA DE MITOS
por LILIAN CRISTINA CORRÊA
 
DIÁLOGO ENTRE O MITO DO ÉDIPO REI E "A LEGENDA DE SÃO JULIÃO HOSPITALEIRO"
por JOCELI DA SILVA PEREIRA
 
NO OLVIDAREMOS, NI PERDONAREMOS: UM DIÁLOGO ENTRE ANTÍGONA E AS MADRES DE PLAZA DE MAYO
por MARIA FERNANDA GARBERO DE ARAGÃO PONZIO
 
A VOLTA A MUITOS MUNDOS EM 20 LINHAS
por MARIA THEREZA MARTINHO ZAMBONIM
 
A SEMPRE ETERNA CORRIDA AOS MITOS
por CARLOS ALBERTO VECHI
 
CONTOS LOBATIANOS E OS MITOS BARTHIANOS
por SÍLVIA C. CÓPIA C. S. MARTINS
 
O MITO DE FAUSTO EM GRANDE SERTÃO:VEREDAS E DOKTOR FAUSTUS
por ANTÔNIO PANCIARELLI
 
AMOR, MORTE E MULHER: MITOS NO ROMANTISMO BRASILEIRO

por MARIA DE LOURDES DA CONCEIÇÃO CUNHA
 
O ESPÓLIO DE CINDERELA EM URBANO TAVARES RODRIGUES
por SANDRA HELENA TERCIOTTI
 
ENTRE O SIGNO E O VERBO NUMINOSO
por LUIZ CAMILO LAFALCE
 
A ATUALIZAÇÃO MÍTICA EM "O NASCIMENTO DE VÊNUS"
por FERNANDA MAZZA
 
O MITO DE NARCISO – UM CONTO, UMA PINTURA: O ENOVELAR-SE
por VALÉRIA DA ROCHA AVEIRO
 
A HERANÇA CRISTÃ EM OSCAR WILDE: UM RETORNO AOS HERÓIS BÍBLICOS
por CARLOS EDUARDO BREFORE PINHEIRO
 
A SAGRADA FAMÍLIA EM QUESTÃO: NENHUM OLHAR, DE JOSÉ LUÍS PEIXOTO
por KÁTIA MEDEIROS SUELOTTO
 
DO MITO À FICÇÃO: A HISTÓRIA DO FUTURO DE ANTÓNIO VIEIRA
por ALEXANDRE CLAUDIUS FERNANDES


COMUNICAÇÃO APRESENTADA


O MITO MARIANO: INTERTEXTUALIDADE ENTRE TEATRO E PINTURA
por ALEXANDRE HUADY TORRES GUIMARÃES



[ VOLTAR ]