SIMPÓSIO 24 - INTERTEXTO, INTERARTES E HIBRIDISMO   
Edgar Roberto Kirchof ( Universidade Luterana do Brasil ) - ekirchof@hotmail.com
Márcio Pizarro Noronha ( Universidade Federal de Goiás ) - marcpiza@terra.com.br
Isabella Vieira de Bem ( Universidade Luterana do Brasil ) - isadebem@yahoo.com.br

Resumo: O presente simpósio propõe discutir as relações intertextuais que se estabelecem tanto dentro do campo literário, stricto sensu, como as relações que a literatura mantém com outros sistemas artísticos, pois a linguagem literária surge, na história da humanidade, apenas após a aquisição da escrita, tendo sido precedida por outros sistemas semióticos. Portanto, ocorre como parte do trabalho mais amplo da produção simbólica, na cultura, sendo regida por conflitos de poder e disputas quanto à legitimação. Tal perspectiva representa um desafio para os estudos comparativistas contemporâneos, na medida em que instiga a superação da mera comparação ingênua entre obras, revelando que o campo literário está situado no campo da cultura e do poder. Contemporaneamente, os embates intelectuais frente à experiência clássico-moderna discorrem acerca de novos modos de enfrentamento e de disseminação do campo literário, explorando novas perspectivas sobre o conceito de texto (a literatura e a cultura enquanto textos), de um lado, e apontando para a decorrente exploração de relações de caráter intersemiótico, intercultural e interartístico, de outro. Nesse domínio, experimentos no âmbito das novas tecnologias, da sinestesia-cinestesia, das relações intersemióticas entre som-visualidade-corpo e das formas culturais ditas “pós-modernas” permitem a investigação de formas híbridas, compreendidas, aqui, também como “processos socioculturais nos quais estruturas ou práticas discretas, que existiam de forma separada, se combinam para gerar novas estruturas, objetos e práticas” (Canclini: 2006).

 

COMUNICAÇÕES APRESENTADAS COM TEXTOS DISPONIBILIZADOS

LAVOURA ARCAICA: DIÁLOGOS INTERSEMIÓTICOS
por MARINÊS ANDREA KUNZ
 
A MÚSICA NA FICÇÃO DE LUIZ ANTONIO DE ASSIS BRASIL
por DÉBORA TERESINHA MUTTER DA SILVA
 
O TÍTULO DA OBRA MUSICAL: UM CÂNONE ARTÍSTICO
por EDUARDO BARBARESCO FILHO
 
INTERMEDIALIDADE NA POESIA DE AUGUSTO DE CAMPOS: DO IMPRESSO AO ELETRÔNICO
por EDGAR ROBERTO KIRCHOF
 
A CRIAÇÃO LITERÁRIA E A INTERTEXTUALIDADE NAS NARRATIVAS NARCÍSICAS

por MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA
 
BRASÍLIA GRAVADA: PRODUÇÃO GRÁFICA RESULTANTE DA RELAÇÃO ENTRE A ARQUITETURA DE BRASÍLIA E A POESIA DE NICOLAS BEHR
por MANOELA DOS ANJOS AFONSO
 
A RELAÇÃO ENTRE ARTISTA E CIDADE: O JOGO ENTRE PERFORMANCE E NARRATIVA NA EXPRESSÃO DAS INFLUÊNCIAS DA METRÓPOLES SOBRE A OBRA DE ARTE
por SAULO GERMANO SALES DALLAGO
 
COMPOSIÇÃO: TRAJETO CONCEITUAL E A RETOMADA DA PERSPECTIVA DA SENSAÇÃO-EXPERIÊNCIA NO ESTUDO DAS RELAÇÕES INTERARTÍSTICAS
por MARCIO PIZARRO NORONHA
 
TRAJETOS DO CONCEITO DE PAISAGEM - RELAÇÕES INTERARTÍSTICAS E INTERCULTURAIS
por MIGUEL LUIZ AMBRIZZI & MARCIO PIZARRO NORONHA
 
PERFORMANCE, HISTERIA E INTERTEXTUALIDADE: UMA POÉTICA
por ANDREA CARLA DE MIRANDA PITA
 
REFLEXÕES EM TORNO DA PRÁTICA ARTÍSTICA DA DANÇA: DOS OLHARES MÚLTIPLOS ÀS PRÁTICAS MÚLTIPLAS PROVOCANTES DE OLHARES/ACONTECIMENTOS TRANSFORMADORES
por LUCIANA GOMES RIBEIRO
 
PONTO 0: DO CAOS AO MYTHOS
por MARIA JULIA PASCALI
 
CIBERMÃE: UMA VIAGEM TECNOLÓGICA ATRAVÉS DA LITERATURA
por DANIELLE DE PAIVA LOPES
 
HIBRIDISMO, MÚLTIPLAS LINGUAGENS E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
por MARIA ZILDA DA CUNHA
 
INTERTEXTOS E A RECRIAÇÃO DO INÉDITO
por ELIZABETH ROBIN ZENKNER BROSE
 
MUDANÇA DE OLHARES: A SACRALIZAÇÃO E A DESSACRALIZAÇÃO DE "O FILHO PRÓDIGO" POR REMBRANDT E POR MOACYR SCLIAR
por FERNANDA ISABEL BITAZI
 
TEMPO E MEMÓRIA EM MORMAÇO
por MARIA ALICE DA SILVA BRAGA
 
DESLOCAMENTO E DIFERENÇA: IMAGENS DE BAGAGENS EM CONTEXTOS MIGRATÓRIOS
por DENISE ALMEIDA SILVA
 
TRAVESSIAS: HIBRIDISMO E RESISTÊNCIA
por SÔNIA MARIA ZANETTI THOMAZ
 
FLIGHT: EM BUSCA DA IDENTIDADE PERDIDA
por JANE THOMPSON BRODBECK
 
A TÉCNICA INTERTEXTUAL DO CUT-UP EM NAKED LUNCH DE WILLIAM BURROUGHS
por FLÁVIA ANDRÉA RODRIGUES BENFATTI
 
A REDE INTERARTÍSTICA MÚSICA-CINEMA-ARTE SEQÜENCIAL- LITERATURA EM THE ADVENTURES OF LUCKY PIERRE
por ISABELLA VIEIRA DE BEM


COMUNICAÇÕES APRESENTADAS


INTERTEXTO NA LITERATURA DE SÁTIRA POLÍTICA
por ANA MARIA KOCH

ESCRITURA DA PERDA: UM TEMPO NÃO-RECONCILIADO EM BANDEIRA E APOLLINAIRE
por TATIANE MILENE TORRES



[ VOLTAR ]